Em cumprimento à determinação da Lei Municipal 338/2009, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que administra os cemitérios municipais de Caxias do Sul, as unidades Central I e Rosário II autoriza reformas somente até este domingo (20).
A medida tem o objetivo de antecipar os reparos em jazigos normalmente realizados por familiares às vésperas das celebrações alusivas ao Dia de Finados, 2 de novembro, que reúnem milhares de fiéis nos cemitérios da cidade. Entre 20 de outubro e 10 de novembro, somente limpezas leves e organização de objetos, como flores e fotografias, poderão ser feitas no local.
De acordo com o diretor de Serviços da Semma, Luiz Cezar Vacchi, equipes da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), já atuam na limpeza geral do local antes do feriado. O prazo estende-se após a data para limpeza e reorganização.
— O pessoal tem que fazer retirada de vasos com água que são deixados, flores que murcham, cera de velas que foram queimadas. Muitas pessoas só arrumam antes e não se preocupam com o depois — avalia.
As reformas, que podem ser feitas o ano inteiro, exceto no período de Finados, englobam interferências maiores, como a troca ou colocação de azulejos e reboco. Para estas ações, é preciso solicitar uma autorização junto à administração do cemitério, apresentando o título de propriedade da área e efetuando o pagamento de uma taxa no valor de R$ 100,92. Pinturas e limpezas pesadas não exigem pagamento de taxa, porém também ficam suspensas após o dia 20.
Os cemitérios municipais ficam abertos todos os dias, das 8h às 18h. O setor administrativo atende das 8h às 11h30min e das 13h às 18h, todos os dias do ano.