A Justiça determinou a demolição de uma rampa construída pela prefeitura de Caxias do Sul no estacionamento que antigamente era ocupado pela Loja Maçônica Duque de Caxias 3º Milênio. A área é acessada pela Avenida da Vindima, em frente ao Parque dos Macaquinhos. A reintegração de posse requerida pelo município foi deferida pela 2ª Vara de Fazenda Pública em julho e o terreno foi retomado no dia 27 de agosto.
Leia mais
Prefeitura de Caxias inicia construção de rampa em estacionamento que era usado por loja maçônica
Prefeitura retoma terreno público ocupado por Loja Maçônica em Caxias do Sul
Loja maçônica estuda se vai recorrer de reintegração de posse em Caxias
No dia 8 de outubro, a prefeitura iniciou a obra da rampa, alegando que a entrada anterior não permitiria que a passagem de veículos públicos fosse feita com segurança. O objetivo do município é usar o local como estacionamento da frota de veículos do setor de Praças, Parques e Jardins (PPJ), vinculado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma). Atualmente, o PPJ está instalado no interior do Parque dos Macaquinhos.
A Loja Maçônica recorreu à Justiça alegando dificuldade para acessar o prédio da entidade, que está erguido em área particular. Em averiguação feita pela reportagem no local, um zelador que não quis se identificar informou que, inicialmente, a obra da prefeitura não havia prejudicado a área que dá acesso à garagem da loja. Entretanto, oito dias depois, a entrada foi danificada, inviabilizando o acesso de veículos que ocorria quase diariamente pelos frequentadores do espaço.
A procuradora-geral do município, Cássia Kuhn, foi contatada e, até às 18h50min não havia se manifestado sobre o assunto.