A Escola Estadual de Ensino Médio Alexandre Zattera, que atende 1.004 estudantes no bairro Desvio Rizzo, em Caxias do Sul, foi a escola escolhida para implantação do modelo de Escola Cívico-Militar (ECM) previsto pelo Ministério da Educação para 54 escolas do país até 2020.
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O anúncio foi feito ontem pelo deputado estadual Luciano Lorenzini Zucco (PSL), idealizador do projeto, após uma reunião realizada junto à equipe diretiva, além de representações municipais e estaduais, no gabinete da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). O cronograma prevê uma consulta popular que será divulgada ainda nesta semana pela escola para aprovação do modelo.
— Temos ainda todo um processo pela frente, o anúncio oficial poderá ser feito somente após passarmos por todos procedimentos, mas a escola está sendo mapeada — afirmou Zucco.
Acompanhado pelo diretor-geral da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Paulo Magalhães, o deputado Tenente-Coronel explicou que o encontro desta quarta-feira, realizado a portas fechadas, tratou-se de uma "reunião de esclarecimento", onde o diálogo foi aberto junto à equipe diretiva da escola caxiense para esclarecimento de dúvidas e definições acerca da implantação do projeto, que pretende ter edital finalizado na próxima semana.
A seleção de militares reservistas para a ECM deverá ser lançada com uma média de um monitor para cada 90 alunos, o que totalizaria 11 contratações para a escola de Caxias do Sul. Eles deverão passar por uma capacitação e um estágio já é previsto para ocorrer em novembro.
Sublinhando a declaração do deputado, o diretor-geral da Seduc frisou que o processo se dará somente após a aprovação em consulta popular e os demais trâmites exigidos pelo Governo Federal, destacando ainda que a atuação dos militares reservistas se dará "da sala de aula pra fora", conforme o próprio Secretário Estadual de Educação, Faisal Karam já havia declarado.
Necessidade atendida
A escolha do educandário se deu com base nos requisitos estabelecidos pelo projeto, que considera a quantidade de alunos (devendo ter entre 500 e 1 mil) e o desempenho em índices de educação como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). De acordo com o deputado, dados do programa RS Seguro, mantido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) também foram considerados para análise referente à vulnerabilidade da área onde a escola está inserida.
A diretora da escola, Cristiane Modena, recebeu com entusiasmo a proposta.
— Estamos muito satisfeitos com a notícia porque ela vem de encontro às necessidades da nossa escola — comentou a Cristiane, que assumiu a direção da instituição em janeiro deste ano.
A experiência como professora na mesma escola e também como moradora do bairro Desvio Rizzo, de onde majoritariamente provém os estudantes atendidos, ela acredita que o modelo da ECM possa melhorar problemas como a indisciplina e a insegurança registrada nos arredores do educandário.
A Escola Alexandre Zattera não estava entre as sete escolas que foram consultadas pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) no mês de agosto referente à implantação do modelo. Mesmo assim, a diretora afirmou que já havia demonstrado o interesse e acredita que a comunidade escolar irá aprovar a novidade. Ainda na quarta-feira ela se reuniria com a equipe escolar para definir o modelo da consulta popular, que será divulgada ainda nesta semana.
Consultado pela reportagem, um dos pais da escola já mostrou-se favorável à medida, sobretudo para o combate à violência registrada nas proximidades da escola. Segundo a diretora, dez alunos já chegaram a ser assaltados a caminho da escola em uma mesma noite.
Pai de uma estudante de 13 anos matriculada no 1º ano do Ensino Médio da escola, o soldador Everson Camargo, 46, acredita que a presença de policiais militares possa melhorar o cenário.
— Vai ajudar com a segurança e até com as brigas que acontecem nas saídas.
:: COMO SERÁ A ESCOLA CÍVICO-MILITAR?
O projeto pressupõe a permanência diária de um policial militar (PM) ou de um militar das Forças Armadas da reserva nas escolas. O militar atuará como um monitor desenvolvendo atividades cívicas e disciplinares com os alunos. A função de monitoria deverá colaborar, também, para identificar situações que possam influenciar no aprendizado e convivência social do cidadão em desenvolvimento. Além disso, a ECM tem como objetivo resgatar e aprimorar princípios como a ordem, a disciplina e valorização dos símbolos da pátria.
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