O Bispo Emérito de Caxias do Sul, depois de deixar suas atividades como responsável pela Igreja da Diocese Gaúcha, está anunciando seu novo desafio: voltar a Diocese de Ciudad del Leste, no Paraguaí, onde atuou como padre missionário por 12 anos. Dom Alessandro Ruffinoni disse sim ao convite feito pelo Núncio Apostólico do Paraguai para que ele auxilie na Diocese de Ciudad del Leste atuando em diversas atividades pastorais, celebrando missas e visitando comunidades.
De acordo com Dom Alessandro, a diocese onde estará será dividida, e precisará de um auxílio no processo de alteração. O religioso italiano esteve na Diocese Ciudad del Leste 20 anos atrás. Ele confessa que está um pouco preocupado com uma nova adaptação ao local onde vai residir, principalmente, com a questão do clima daquela região. O Bispo Emérito de Caxias embarca na próxima semana e a ideia é permanecer por lá por dois anos.
— Lá por quinta ou sexta-feira vou viajar. Estarei pedindo orações para o nosso povo e também estarei orando para que possa fazer um bom serviço onde vou. Inclusive sei que tem muitos brasileiros lá, gente que imigrou há anos— afirma.
Dom Alessandro, que atualmente está residindo no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, preside algumas missas durante a manhã e a tarde. Ele pretende viajar, definitivamente, ao Paraguai na próxima semana.
— Penso que ficarei no máximo dois anos lá. Se não me adaptar também posso retornar antes. Se não me faz bem a saúde, voltarei. Se retronar ao país, uma possibilidade é voltar ao Santuário de Caravaggio. Isso dependerá do diálogo com o Bispo Dom José, irei onde a diocese achar melhor.
A ideia de Dom Alessandro é estar definitivamente estabelecido em Ciudad del Leste até o dia 04 de novembro, onde participa da Assembleia Geral dos Bispos do Paraguai.