O hasteamento e arriamento diário das bandeiras, às 9h e às 17h, na Praça Dante Alighieri, marca a Semana da Pátria em Caxias do Sul. Aberta oficialmente no domingo (1º), a programação conta com a participação de estudantes e representantes de entidades no ato, que deve receber mais de mil pessoas até o final da semana.
Organizada pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel), a comemoração à Independência do Brasil culminará com o Desfile de 7 de Setembro, neste sábado, a partir das 9h na Sinimbu.
Neste ano, estão inscritas 53 entidades, entre escolas, grupos de escoteiros, instituições públicas e comandos policiais, que desfilarão sob o tema "Bandeira Nacional". O encerramento oficial ocorre às 17h com o arriamento das bandeiras.
Na tarde de quarta-feira (4), mais de 350 pessoas acompanharam o ato de arriamento das bandeiras, que iniciou às 17h. O evento reuniu estudantes do Colégio São José, La Salle Carmo e integrantes do Grupo Escoteiro Tradicional do Ar de Caxias do Sul.
A Banda Marcial da Escola Estadual Henrique Emilio Meyer, composta por 30 estudantes de 8 a 18 anos, saiu da sede do educandário, no bairro Exposição, cerca de uma hora antes do ato, percorrendo as ruas principais até a Praça Dante, onde também realizaram uma apresentação durante o ato.
— São poucos os momentos de cultura na cidade. Hoje trocamos o ensaio interno pelo desfile, isso divulga o nome da escola e a música de banda marcial, que está se perdendo — comenta a coordenadora da banda, Jussara Pereira, que atua em parceria com a professora Sandra Campagnolo.
Dentro das celebrações à Pátria, a banda Emilio Meyer desfilou em Nova Pádua no domingo e pretende desfilar no entorno da escola nesta sexta-feira (6), a partir das 14h30min. No dia 7 o grupo participa do Desfile da Independência em Caxias do Sul pela manhã e à tarde se apresenta em São Marcos, em ato integrado com a banda municipal da localidade.
Leia também
Conselhos do Idoso e dos Direitos da Criança e do Adolescente atenderão em novo endereço em Caxias
Encontro na UCS avaliará impacto de corte das bolsas de pós-graduação em universidades
Problemas telefônicos e furto de cabos de energia prejudicam serviços prestados pela prefeitura de Caxias