Na data em que é comemorado o Dia do Veterinário, Caxias do Sul ganha uma nova alternativa para consultas, atendimentos, exames, cirurgias e internações de animais de pequeno e grande porte. Com investimento de mais de R$ 2 milhões, além da infraestrutura já disponível da instituição, a Faculdade Murialdo entregou nesta segunda-feira (9) à comunidade o Centro Veterinário Murialdo (CVM). A solenidade ocorreu às 9h na rua Leonardo Murialdo, em Ana Rech.
O complexo de saúde animal da faculdade prestará duas modalidades de atendimento para animais: as acadêmicas e as particulares. Os procedimentos que contam com a participação dos estudantes de Medicina Veterinária serão a baixo custo.
As consultas ocorrem de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e, aos sábados, das 8h às 19h. Os agendamentos devem ser feitos pelo telefone (54) 3535-7358.
Com mais de mil metros quadrados de área construída, o complexo tem estrutura para realizar exames laboratoriais, de imagem, cirurgias, internações e consultorias técnicas. A estrutura conta ainda com uma unidade hospitalar de pequenos animais e outra voltada aos animais de grande porte. Inicialmente, a capacidade é de atendimento de 25 animais, entre cães, gatos e silvestres. O atendimento é prestado pelo professor médico veterinário da disciplina, sob observação dos alunos, para instrução acadêmica.
O espaço para atendimento de animais de pequeno porte foi construído em janeiro do ano passado e era utilizado para aulas, enquanto a faculdade providenciava as licenças para instalação da clínica. Já o ambulatório, sala de cirurgia e de exames para animais de grande porte, foi construído utilizando um antigo galpão existente na propriedade e que foi restaurado para receber os animais.
Ensino
A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Fernanda Flores, ressalta que a prioridade são os atendimentos que serão prestados durante às aulas.
— Os estudantes já trabalham com o manejo, produção, gerenciamento e administração de propriedades rurais na Fazenda (Fazenda Escola da Faculdade Murialdo, em Ana Rech). Com a entrega do Centro Veterinário, que é um complexo de saúde animal completo, vinculado à instituição de ensino, eles vão aprender na prática os ensinos e conhecimentos passados em sala de aula. A ideia é inserir o futuro veterinário nas atividades de inter-relação entre o meio ambiente, o animal e o homem — ressalta a médica.
Ela reforça ainda que a ideia é que, posteriormente, as ONGs de proteção animal sejam procuradas para parcerias que beneficiem e ampliem os atendimentos, e também fechar convênios com a prefeitura.
— Todos os atendimentos, exames, castrações e cirurgias que pudermos fazer dentro da modalidade acadêmica serão realizados para auxiliar à comunidade com atendimentos a baixo custo e de qualidade aos animais.
O coordenador da Fazenda Escola e professor de Nutrição, Rafael Henrique Sachet, ressalta que as duas unidades hospitalares foram estruturadas com salas de atendimento, bloco cirúrgico, salas de internação, isolamento e laboratórios de patologia e de diagnóstico por imagem.
— Pensamos em toda a logística dos atendimentos, mas focados, principalmente, na parte de ensino, para deixar os alunos seguros e bem instruídos para colocar em prática o que aprendem em aula.
Curso de Medicina Veterinária
A primeira turma de Medicina Veterinária da Faculdade Murialdo iniciou os estudos em 2012 e se forma neste ano. Atualmente, cerca de 200 estudantes estão matriculados no curso.
Cursos gratuitos à disposição da comunidade
A Faculdade Murialdo está com inscrições abertas para cursos de manejo básico de equinos, acupuntura veterinária e casqueamento em bovinos. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do link http://bit.ly/oficinascvmfamur. Já as aulas ocorrem junto ao Centro Veterinário Murialdo.
Cursos que serão realizados na unidade de grandes animais _ (CVM-UGA)
22/10/2019 — Manejo básico de equinos — das 19h às 22h (teórico-prático)
26/10/2019 — Casqueamento em bovinos — das 8h às 12h (teórico-prático)
05/11/2019 — Manejo sanitário de Ovinos — das 19h às 22h (teórico)
09/11/2019 — Manejo terapêutico de grandes animais — das 8h às 12h (teórico-prático)
O curso será ministrado pelos professores da unidade de grandes animais:
Me. Flávio Gomes de Oliveira
Dr. Juliano Roman
Dr. Jandui Escarião da Nóbrega Junior
Me. Rafael Sachet
Cursos que serão realizados na unidade de pequenos animais _ (CVM-UPA):
09/10/2019 — Acupuntura Veterinária — das 19h às 22h (teórico-prático)
23/10/2019 — Reabilitação Animal —das 19h às 22h (teórico)
19/10/2019 — Adestramento de cães — das 9h às 12h (intervalo almoço) 13h30 às 16h30 (teórico-prático)
06/11/2019 — Manejo básico de animais silvestres — das 19h às 22h (teórico)
O curso será ministrado pelos professores da unidade de pequenos animais:
Me. Miúriel Aquino Goulart
Dr. Alessandra Ventura
Dr. Kleber Tochetto Gomes