O Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, de Caxias do Sul, agora conta com 32 novas câmeras de monitoramento, tanto interno quanto externo. Os equipamentos captam imagens em alta definição. A principal função do sistema é ampliar a segurança das pessoas que passam pelo terminal.
Além disso, uma câmera de longo alcance supervisiona a pista de pousos e decolagens. Esse equipamento tem resolução de dois megapixels e capta automaticamente, em um alcance de 150 metros, a movimentação das aeronaves de uma ponta a outra da cabeceira da pista. O mesmo sistema tem a capacidade de aproximar em até 20 vezes a imagem, sem perder qualidade. A câmera também será útil à noite, com uma função que permite gravação com o mínimo de claridade.
— As imagens permitem visualizar se há obstáculos na pista, como pássaros, ou a ocorrência de casos de vandalismo no pátio. Estamos mais uma vez elevando a qualidade dos nossos serviços prestados no aeroporto — afirma o diretor do Hugo Cantergiani, Mauricio Loreto D’Avila.
As demais câmeras são menores, mas também possuem sensor de movimento e capacidade de giro. Elas estão espalhadas por diversos pontos do aeroporto, como áreas de embarque e desembarque de passageiros, recepção, entrada, pátio dos aviões, entre outros. Todas as imagens são acompanhadas em tempo real pela Guarda Municipal (GM).
O investimento para a instalação das custaram R$ 39 mil e foram custeados pelo Departamento Aeroportuário (DAP).