O primeiro caso de morte por gripe na região foi registrado em Pinhal da Serra. É um artista circense de 62 anos que estava na cidade quando começou a apresentar os sintomas. Ele ficou internado no Hospital de Vacaria, mas acabou morrendo no início da semana passada. Os exames apontaram que ele teve gripe A não subtipado.
Conforme a enfermeira Patrícia Machado, da Vigilância Epidemiológica da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), ele não estava vacinado, apesar de estar nos grupos de risco por causa da idade e de doenças. Segundo ela, equipes da Estratégia da Saúde da Família acompanharam os integrantes do circo do qual ele fazia parte e ninguém apresentava sintomas semelhantes.
— É um episódio esporádico — afirma.
Nos 49 municípios da 5ª CRS, com sede em Caxias do Sul, foram registrados nove casos de complicações por gripe neste ano. São seis pelo vírus H1N1, um pelo H3N2 e dois não subtipados - este último inclui o caso que levou o paciente à morte.
Leia mais
Sobe para cinco o número de casos de H1N1 na Serra
Serra ultrapassa meta da vacinação contra a gripe
Bento Gonçalves é a cidade com maior número de casos de complicações, com três registros. Em São Marcos, foram dois. Já Caxias do Sul, Nova Araçá, Veranópolis e Pinhal da Serra têm um cada. Os dados foram divulgados nesta semana pela Secretaria Estadual da Saúde.
Neste período do ano passado, tinham sido registrados 16 casos de complicações em função da gripe e duas mortes.