Uma feira para fazer boas compras e uma festa para brindar o vinho brasileiro. Integradas, a 29ª ExpoBento e a 16ª Fenavinho ofereceram uma programação repleta de atrativos para 253 mil visitantes durante os dias 13 a 23 de junho, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Esse público foi responsável por movimentar pelo menos R$ 40 milhões em negócios junto aos 478 expositores participantes desta edição (52% de Bento Gonçalves e 48% de outras localidades e Estados). Além das compras, os visitantes puderam apreciar, sem moderação, o produto ícone que fez a cidade receber o título de Capital brasileira do vinho: no período, foram comercializadas 15.344 garrafas de vinho, espumantes e sucos.
E a fórmula deu tão certo que em 2020 a ExpoBento e a Fenavinho vão ocorrer, novamente, de forma integrada entre os dias 5 e 14 de junho.
— Nosso sentimento é de gratidão: pelos resultados, pelo comprometimento dos expositores, pela adesão do público e, também, pela acolhida da comunidade — avalia Elton Paulo Gialdi, presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, entidade promotora dos eventos.
— Um novo ciclo, com pessoas novas, se iniciará e um único e grande objetivo se manterá: trabalhar pelo bem-estar e sucesso coletivo nos negócios e nas vidas das pessoas envolvidas com todo este processo — disse Rogério Capoani, diretor geral da 29ª ExpoBento.
Cercado de expectativa, o tão aguardado retorno da Festa Nacional do Vinho – depois de oito anos da realização de sua última edição – agradou.
— O resultado veio por dois indicadores muito fortes: o público, que lotou a Fenavinho, e o consumo. Estamos muito felizes com os resultados alcançados, um excelente passo de retomada rumo à consolidação definitiva dessa querida festa — disse Diego Bertolini, coordenador do Comitê da 16ª Fenavinho.
Bertolini ressaltou ainda o sucesso da reinauguração do Vinho Encanado, nos dois fins de semana que antecederam a festa, e do Desfile de Carros Alegóricos, integrando distritos e a comunidade ao projeto.
Além dos números de negócios gerados durante a feira e do consumo de vinhos no período, outros segmentos da economia se beneficiaram. O setor hoteleiro, por exemplo, registrou taxa de 95% de ocupação no feriado de Corpus Christi.