Apesar da incerteza gerada com corte de investimentos de 30% do governo federal na área da educação, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) não alterou as expectativas de inscrição de estudantes no campus de Caxias do Sul. Mesmo com o bloqueio de R$ 1 milhão do orçamento anual de R$ 3,6 milhões repassados pelo governo federal, a direção do instituto mantém a expectativa de agregar mais alunos ao contingente de 1,6 mil estudantes que atualmente frequentam os cursos oferecidos.
Leia mais
Com orçamento reduzido, IFRS projeta agravamento da crise para os próximos meses Estudantes do IFRS trabalham pelo futuro do transporte e alunas criam unidades meteorológicas
Segundo o diretor do IFRS em Caxias do Sul, Juliano Toniolo, a expectativa para o processo seletivo do ano que vem, previsto para meados de novembro, é a inscrição de cerca de 400 estudantes, mesmo número registrado no ano passado. No entanto, a administração do campus aguarda para julho pelo menos parte do recurso previsto do repasse para definir de que forma as atividades devem prosseguir.
— Nós temos contas pagas até julho e estimamos receber o repasse do Ministério da Educação até o início desse período. Mantemos a previsão de agregar mais 400 estudantes, e com a rotatividade entre aqueles que se formam e os estudantes que ingressam no campus, o número de estudantes deve chegar a 1,7 mil em 2020 – salienta Toniolo.
O campus do IFRS de Caxias do Sul conta com 70 professores e 46 técnicos de educação, que são servidores que auxiliam nas atividades desenvolvidas em salas de aula. Atualmente, os cursos técnicos disponíveis no IFRS são Técnico em Administração, Técnico em Fabricação Mecânica e Técnico em Plásticos e Química, que são integrados ao Ensino Médio, além da modalidade de Técnico em Plásticos subsequente à formação nó currículo escolar.
Além disso, dispõe dos cursos superiores de graduação em Engenharia de Produção, Engenharia Metalúrgica, Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Processos Metalúrgicos. O Instituto também oferece o curso de pós-graduação de Especialização na Docência em Educação Básica e Profissional e os cursos de extensão de Assistente de Planejamento e Controle da Produção e de Inglês.
Leia também
Motociclistas morrem em acidente em Salvador do Sul, na Serra
Comércio teme queda nas vendas com mudanças na Av. Júlio junto à praça Dante, em Caxias