Os bombeiros de Caxias do Sul interditaram, na manhã desta terça-feira (21), a unidade em construção do supermercado Andreazza, que fica no bairro Pio X. Na noite de segunda-feira, o telhado do prédio desabou e feriu o diretor da rede Andreazza, Jaime Andreazza, 57 anos. O responsável pela comunicação da rede Andreazza, Felipe Andreola, afirmou na manhã desta terça-feira que o caso ainda será avaliado juntamente com o engenheiro responsável pela construção.
Um boletim de ocorrência foi registrado, e a polícia deve investigar o caso. O local foi interditado pelo Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul, que esteve no local após o desabamento. O auto de interdição registra que cerca de 70% da edificação ficou danificada com o colapso da estrutura. A análise dos bombeiros constatou o comprometimento do telhado e das paredes do local, sem determinar o que poderia ter causado o sinistro ou se foi o telhado ou a parede que desabou primeiro.
A corporação informou que fica agora a cargo da empresa o levantamento das causas do desabamento, juntamente com engenheiros e técnicos, bem como a remoção dos escombros. Feita a readequação, se for de interesse da empresa a continuidade de uso do local, um laudo estrutural deve ser apresentado posteriormente para os bombeiros, que voltam à estrutura e, após verificação, realizam a desinterdição.
O porta-voz da rede também declarou, logo após o acidente, que todas as licenças para a obra estão em dia e que o engenheiro responsável pela reforma está na Alemanha, de onde retorna nesta quarta-feira. Andreola não soube precisar quantas pessoas estariam, de fato, dentro do prédio no momento do acidente e também não confirmou se outras pessoas teriam ficado feridas.
O mercado estaria praticamente pronto, com as prateleiras e mercadorias. Também haveria trabalhadores instalando placas solares no telhado, quando a estrutura caiu. Eles teriam conseguido sair antes do desabamento total.