O sinal analógico está com os dias contados e quem não quer deixar de acompanhar a programação preferida na TV deve agilizar a mudança: a partir do dia 14 de março, todos os canais abertos serão transmitidos apenas no novo formato digital, que oferece mais qualidade de som e de imagem. Dessa data em diante, quem ligar o televisor para assistir à RBS TV sem utilizar a antena adequada e o conversor (se necessário) não vai ver nada além de uma tela escura.
Alguns televisores de tela plana fabricados antes de 2010 precisam do conversor externo, assim como as TVs de tubo, aquelas mais antigas. Será preciso ligar a antena no conversor, plugar o equipamento na TV e fazer a busca de canais. Uma vez encontrado o sinal, será possível assistir à programação da RBS digital sem interferências na imagem e no som. Já as TVs de tela plana que possuem o conversor integrado vão precisar apenas serem conectadas à antena UHF antes de se realizar a busca de canais.
Leia mais:
Feirão da TV Digital oferece descontos na compra de conversores, antenas e televisores em Caxias do Sul
Saiba como captar o sinal digital em Caxias do Sul
Jornal do Almoço na Serra será transmitido com sinal digital
Desligamento do sinal analógico de TV será gradual em cidades do Rio Grande do Sul
Beneficiários de programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família, por exemplo, podem adquirir o kit com a antena UHF e o conversor gratuitamente. Para conferir se você tem direito ao benefício, é necessário telefonar para o número 147 ou acessar o site sejadigital.com.br. A dúvida também pode ser esclarecida no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo, informando o número do Número de Identificação Social (NIS).
O desligamento do sinal analógico segue um cronograma definido pelo governo federal e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Inicialmente, a mudança atinge 107 municípios do Estado. Em Caxias do Sul, o sinal digital já é transmitido paralelamente pela RBS TV desde 2014. Com o desligamento do transmissor analógico, haverá um aumento significativo na qualidade da transmissão.
O QUE VAI MUDAR
:: Sinal mais estável, em alta definição, livre chuviscos, fantasmas, interferências, chiados e cores borradas que costumam aparecer no sinal analógico.
:: O som passa de estéreo para surround, com um salto de qualidade, trazendo a possibilidade de ter em casa o som de cinema. Enquanto a TV analógica trabalhava com um canal (mono) ou dois canais (estéreo) de áudio, a TV digital suporta até seis canais, o chamado Dolby Digital, que é igual ao utilizado nos home theaters.
:: A TV digital aberta brasileira tem a vantagem da mobilidade, recurso que possibilita assistir à televisão no celular, no tablet, na televisão, no automóvel ou em qualquer outro dispositivo portátil ou móvel, sem perder a qualidade por causa do movimento.
:: Opção com guia eletrônico de programação.
:: Possibilidade de inserções de informações comerciais num processo de mais interatividade.
:: Aumento da cobertura.
:: Maior inclusão com a opção de áudio descrição, além do closed caption (legenda).
:: Assim como o sinal analógico, o sinal digital é completamente gratuito.
PRINCIPAIS PROBLEMAS NA CONEXÃO DO SINAL DIGITAL
:: Fazer a busca dos canais logo após a instalação completa para receber o sinal digital é o primeiro passo antes de poder acompanhar a programação. Sem concluir esse processo, é possível que poucos canais sejam localizados e transmitidos no televisor.
:: O local onde a antena externa foi instalada, bem como a conexão correta do conversor, impactam diretamente na imagem da transmissão. Imagens congeladas e até momentos sem sintonização são reflexos da instalação incorreta dos equipamentos.
:: A antena ideal para captar o sinal digital é a UHF. Dos modelos mais tradicionais desse tipo, a melhor é a log-periódica, sempre com instalação externa. Para receber o sinal da TV Digital não é necessária uma antena especial: o sinal será captado com uma UHF comum conectada ao televisor. É importante observar se a construção da antena é robusta e se todas as peças estão fixadas firmemente, pois é um equipamento que ficará exposto a ação do sol, chuva, vento e outros fatores climáticos.
:: A direção para onde a antena aponta é outro ponto importante. Existem duas opções para saber qual o direcionamento correto: no site TV Globo Digital, ao procurar pelo endereço no especial2.redeglobo.globo.com/tv-digital será possível encontrar a estação geradora, retransmissora ou reforçadora do sinal digital da RBS TV mais perto da sua casa, no resultado, além do mapa confirmando a localização, aparecerá também a dica de qual direção deverá apontar a antena externa. A outra opção é olhar para onde os vizinhos já direcionaram a antena.
:: Ao instalar uma antena externa, é importante observar se o cabo da antena também é de boa qualidade. Os mais recomendados são os do tipo RGC-59 ou RG-6 facilmente encontrados nas lojas de materiais de construção ou nas lojas especializadas. Mas, atenção: ao comprar o cabo RGC-59 ou RG-6 é preciso verificar se ele tem, no mínimo, 70% de malha.
Leia também:
Missa é celebrada para comemorar os 75 anos da Gruta de Lourdes, interior de Caxias do Sul
Praça do Trem, em Caxias do Sul, é novamente atacada por vândalos
Ladrão tenta roubar carro e é baleado pela vítima em Caxias
Suspeito admite ter participado de ataque a carro-forte em Bento Gonçalves