Geral

Clima

Confira como será o verão de 2018 na Serra e no litoral

Estação que começa hoje promete temperaturas altas e chuvas fortes, mas isoladas

Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Apesar de o verão ser sinônimo de praia e descanso, a maioria das pessoas passa a maior parte da estação mais quente do ano, que começa às 14h28min de hoje, trabalhando. Se esse for o seu caso, atenção: os meses de janeiro e fevereiro prometem ser mais quentes e secos do que de costume. 

Quem ficar em Caxias durante o período de férias pode vivenciar vários dias sem chuva e com temperaturas acima dos 28 ºC. Devem se repetir dias como o do último sábado, quando os termômetros marcaram 33,2 °C, a maior registrada desde o início da primavera.

O culpado? O La Niña, conforme o diretor do 8º Distrito Meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Solismar Prestes. O fenômeno natural provoca a diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico, provocando alterações climáticas em todo o mundo. Tanto na Serra quanto no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, a população sentirá variações de temperatura maiores durante um mesmo dia. 

— Podemos esperar temperaturas mínimas, geralmente durante a noite, até mais baixas que a média histórica, principalmente no litoral. E durante o dia, ao contrário, acima da média — declara.

Segundo o diretor do Inmet, o calor deve ser mais forte em janeiro. Já em fevereiro, o clima ficará mais seco. 

— Uma das características do La Niña são alguns dias de estiagem e chuva intensa em um período de 24 horas. A precipitação deve ficar entre 25 e 50 milímetros abaixo da média em janeiro, e de 50 a 80 milímetros em fevereiro — aponta. 

Os impactos do fenômeno climático serão sentidos com mais força na metade sul do Estado, mas dias de tempestade com vento intenso, como já registrado durante o ano, podem se repetir durante o verão. 

— Não dá para delimitar esse tipo de previsão por região. Mas uma das características do La Niña são eventos extremos, com vento, granizo — alerta. 

Para quem não gosta do calor, há um alívio: o verão vai até o dia 20 de março, mas já no fim de fevereiro as temperaturas devem voltar à média normal. 

— A partir de  março, abril, normaliza — projeta o diretor do Inmet.  

Leia também
Após liminar suspender impeachment contra prefeito de Caxias, Câmara busca consultoria externa
Desníveis que chegam a 750 metros desafiaram engenheiros na construção da Rota do Sol

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Sala de Domingo

13:00 - 15:00