:: Entre a Alfredo Chaves e a Dr. Montaury, a rua tem quatro pistas e haverá corredor de ônibus duplo - o de concreto e outro, delimitado por pintura azul no asfalto, para o transporte coletivo, táxis com passageiros e lotações. Veículos comuns serão proibidos de circular neste corredor. As outras duas faixas são destinadas aos veículos particulares. :: Entre a Dr. Montaury e a Visconde de Pelotas, onde ficam as paradas do Ópera, não foi possível alargar a rua. Por isso, são apenas três pistas: a da direita, para os ônibus, a do meio, que é compartilhada, e a da esquerda para veículos particulares. :: Entre a Visconde de Pelotas e a Garibaldi a via volta a ter quatro pistas e o esquema de trânsito volta a ter corredor duplo. :: Entre as ruas Garibaldi e Marechal Floriano a via volta a ter apenas três pistas e o o esquema de trânsito volta a ter faixa compartilhada. :: Entre as ruas Marechal Floriano e Feijó Júnior a via volta a ter quatro pistas e o esquema de trânsito volta a ter corredor duplo.
O Sistema Integrado de Mobilidade (SIM Caxias) começa a operar neste sábado e a orientação aos motoristas é que redobrem o cuidado ao circular pelas ruas Pinheiro Machado e Sinimbu, onde ocorrem as principais mudanças no trânsito. Já para os passageiros do transporte coletivo, a dica é sair de casa com antecedência para evitar transtornos.
Confira as últimas matérias do Pioneiro
INFO: veja onde cada ônibus vai passar e quais linhas param em cada paradas
Entre as alterações mais significativas está a redução de pistas para a circulação de veículos comuns. Na Pinheiro Machado, por exemplo, há trechos com três pistas, onde o corredor será compartilhado entre os ônibus e veículos privados, e trechos com quatro pistas, onde o corredor de ônibus será duplo (confira abaixo). Na prática, quem dirige carro particular terá sempre duas faixas para transitar, haja três ou quatro pistas na rua.
Conforme o secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Manoel Marrachinho, no sábado a nova sinalização de trânsito começa a valer.
- Vamos fazer a implantação progressivamente. Temos um sistema de monitoramento para verificar possíveis problemas e corrigi-los - afirma.
As duas primeiras semanas serão de orientação e advertências. Depois desse período, os motoristas que descumprirem as novas regras serão multados. No entanto, condutores que persistirem no erro após serem advertidos, podem ser punidos já dentro desses 15 dias.
- Teremos unidades volantes de fiscalização, que ficarão subindo e descendo a Pinheiro e a Sinimbu para observar os corredores, e também unidades fixas, em sistema de rodízio, nos pontos onde será proibido fazer conversão à direita e também na rótula Nelson Bazei, na saída da Estação Floresta - explica o secretário.
Principais mudanças
Na Sinimbu, as alterações por conta do corredor de ônibus serão mais fáceis de memorizar. A via terá apenas faixas duplas (a de concreto e outra ao lado, delimitada por pintura azul no asfalto) para os coletivos entre a Feijó Junior e a Do Guia Lopes. Já a Pinheiro Machado vai exigir atenção redobrada. Veja abaixo o que muda:
Nos trechos onde há três pistas, a faixa do meio será compartilhada entre transporte coletivo e veículos particulares. Já nos trechos onde há quatro pistas, o corredor de ônibus será duplo (com faixa azul). Além do corredor de concreto, haverá mais um corredor para o transporte coletivo, táxis com passageiros e lotações que está demarcado com as faixas azuis no asfalto. Veículos comuns serão proibidos de circular neste espaço.
Exemplos
:: Entre as ruas 13 de Maio e Alfredo Chaves, onde há menos movimento de veículos e optou-se por manter a faixa de estacionamento à esquerda, a faixa da direita é exclusiva para os ônibus, a faixa do meio será compartilhada e a outra é destinada aos veículos particulares.