Mais uma etapa do SIM Caxias que antecede o funcionamento do sistema, previsto para começar dia 16, ocorre na próxima segunda-feira: será lançada a campanha institucional na imprensa. É uma ação que deve sanar dúvidas da comunidade e levar informações adicionais aos usuários do transporte coletivo. Na TV, os vídeos terão a tradução para Língua Brasileira de Sinais (libras) e também a funcionalidade closed caption, seguindo a nova legislação referente à acessibilidade.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
As informações também serão distribuídas dentro das EPI's (Estações Principais de Integração) e nas paradas de ônibus na região central, por meio de folhetos informativos e painéis. Além de material impresso, cerca de 50 monitores estarão nas principais paradas da região central e dentro das EPI's atuando diretamente com os passageiros. A equipe usará coletes amarelos com a identificação "Posso Ajudar?". De acordo com o secretário de Trânsito, Manoel Marrachinho, o foco da campanha institucional e do treinamento dos monitores é com dúvidas como o número de embarques e desembarques que o usuário passara a encarar, a mudança da localização das paradas e o uso da faixa semi-exclusiva de ônibus.
- Os carros vão ser proibidos de circular na faixa semi-exclusiva durante uns cinco meses, das 6h às 21h. Depois, quando o sistema estiver em pleno funcionamento, o horário de proibição será reduzido - explica o secretário.
Além da campanha institucional, a prefeitura colocará o Alô Caxias à disposição para receber sugestões e tirar dúvidas. O atendimento será pelo 156. Na internet, está disponível uma página com informações do SIM Caxias no link: www.caxias.rs.gov.br/sim_caxias.
Segundo Marrachinho, apesar do sistema entrar em funcionamento neste mês, obras de menos impacto no fluxo seguem o cronograma: no entorno da Estação Imigrante, na Luis Michelon, na Avenida São Leopoldo e no corredor de ônibus da Marechal Floriano. A previsão é que as obras se encerrem em dezembro.
O CALENDÁRIO DO SIM
* Na segunda-feira, empresas que trabalham com fretamento se reunirão com a secretaria de Trânsito para entender as mudanças. Na quarta, será a vez da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan);
* Na terça-feira, o SIM será demonstrado para a equipe técnica e operacional da prefeitura e da Visate;
* Na sexta-feira, a imprensa será convidada a testar o sistema;
* No próximo sábado, o SIM será detalhado e demonstrado para integrantes do Fórum dos Usuários do Transporte Coletivo na União das Associações de Bairro (UAB);
* No dia 11, os monitores passarão por treinamento;
* No dia 12, haverá uma simulação para líderes comunitários dos bairros que vão encarar mudanças na primeira fase do SIM;
* O sistema entra em operação no dia 16.
Mobilidade
Campanha do SIM Caxias pretende orientar sobre o funcionamento do sistema
Ação será lançada na segunda-feira
GZH faz parte do The Trust Project