Mais dois casos importados de dengue foram identificados em Caxias do Sul. Conforme a Vigilância Epidemiológica, uma moradora do bairro Nossa Senhora do Rosário viajou para a cidade de Foz do Iguaçu (PR) em fevereiro, onde contraiu a doença. A paciente foi atendida no Pronto Atendimento 24 Horas com sintomas de febre e dor no corpo. Outro caso confirmado é de um morador de Vila Cristina. Ele é natural do Paraguai e também contraiu a doença em Foz do Iguaçu. O material dos pacientes foi coletado para exame e enviado ao Laboratório Central do Estado (LACEN), que confirmou o diagnóstico.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Nestes casos, ainda quando existe apenas a suspeita de alguém com a doença, a Vigilância Ambiental realiza um trabalho de vistoria nos locais próximos de onde mora o paciente contaminado, para combater o mosquito Aedes aegypti. Após a confirmação do diagnóstico, é realizado um tratamento com dedetizador, para evitar a proliferação do mosquito adulto na região.
Secretaria de Saúde do RS sugere que se adie a decisão de engravidar
Com estes novos caso, Caxias tem cinco moradores diagnosticados com dengue e um com febre chikungunya. Todos os casos são importados.