Estou com vergonha do Brasil. Não tenho vergonha alguma de ser brasileiro, mas estou com vergonha do Brasil.
Os atos cometidos em Brasília estão apequenando o Brasil, por isso estou com vergonha. Diga-se, a politicagem do toma-lá-dá-cá sempre prevaleceu.
Seja em momentos calmos ou em crises, os favores políticos sempre deram o tom dos governos municipais, estauais e federal.
Não vamos longe: em Caxias, todos sabem, tem gente no governo há anos, não importa o partido que está no poder.
A teta do país é farta, sempre parece que tem leite para todo mundo.
Agora, porém, a coisa degringolou.
Justo no momento em que o governo federal precisaria ter pulso para debelar a crise política e econômica (não necessariamente nessa ordem), a presidente Dilma entrega o país aos caciques do PMDB para obter apoio no Congresso e tentar escapar de um processo de impeachment.
Nesse caso específico, o toma-lá-dá-cá tem foco claro: Dilma quer se livrar da artilharia do PMDB e o PMDB quer amenizar as denúncias do Petrolão, onde alguns caciques do partido estão atolados.
Se Dilma ao menos entregasse os ministérios a especialistas, minimizaria a vergonhosa manobra.
O esquema, porém, é tão desavergonhado que os ministérios estão sendo entregues, de novo, a deputados, senadores e quetais - gente desqualificada para administrar o país.
Morro, morreremos sem ver tudo. Quando o Brasil parecia andar rumo a um novo patamar social, ético, moral e político, retrocedemos pelo menos 50 anos.
Enquanto isso...
Enquanto isso, o governo anunciou que em janeiro de 2016 o Programa Farmácia Popular será extinto. O programa concede desconto de 90% aos remédios mais procurados pelos brasileiros.
Não é só.
Os cortes no orçamento da Saúde vão resultar no fim do repasse federal aos Estados e municípios. Na prática, não haverá dinheiro para as UPAs e para o Samu. Cirurgias, internações e hemodiálises pelo SUS também estão ameaçados a partir do meio do ano que vem.
Sentir vergonha do Brasil é quase um elogio a tudo isso que estão fazendo conosco.
Opinião
Gilberto Blume: sentir vergonha do Brasil é quase um elogio a tudo isso que estão fazendo conosco
Se Dilma ao menos entregasse os ministérios a especialistas, minimizaria a vergonhosa manobra
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: