O Ministério Público Federal (MPF) lançou nesta quinta-feira, em Caxias do Sul, a campanha 10 Medidas contra a Corrupção. Na solenidade de inauguração da nova sede do MPF, o procurador da República Fabiano de Moraes expôs os objetivos da mobilização e a expectativa de contar com o apoio da população na Serra para o implemento das medidas em âmbito nacional.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
As propostas do MPF pretendem prevenir a corrupção (via prestação de contas, treinamentos e testes morais de servidores, ações de marketing/conscientização e proteção a quem denuncia a corrupção), criminalizar o enriquecimento ilícito, aumentar penas da corrupção e tornar hediondo atos que envolvem grandes somas, entre outros.
Confira aqui a campanha e as propostas detalhadas
Para angariar o apoio dos moradores da região à campanha nacional, o MPF está coletando assinaturas na sede, na Rua Visconde de Pelotas, 1.007, quase na esquina com a Rua Ernesto Alves. O novo prédio da instituição em Caxias tem um espaço denominado Sala do Cidadão, que atende de segunda a sexta, das 9h às 18h. Também serão abertos postos em outros locais na Serra.
O objetivo é alcançar 1% dos eleitores da região, ou cerca de 6 mil pessoas. Segundo Fabiano, as assinaturas vão endossar o apoio ao projeto de reforma no Congresso Nacional.
As propostas do MPF são resultado da portaria assinada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Comissões de integrantes da instituição encaminhar ideias para alterações na legislação como formar de enfrentar a corrupção. O trabalho foi desencadeado a partir de estudos da força-tarefa do MPF na Operação Lava-Jato.
- Nossa meta é atingir esse número de 1% do eleitorado. A expectativa é ter essas assinaturas na região até o dia 9 de dezembro, Dia Internacional de Combate à Corrupção - diz o procurador Fabiano.
Movimento nacional
Campanha contra a corrupção é lançada por procuradores da República em Caxias
Ministério Público Federal coleta assinaturas da população para apoiar as medidas
GZH faz parte do The Trust Project