Os Bombeiros Voluntários de Antônio Prado receberam nesta quinta-feira um ofício que notifica que a instituição deixe em 90 dias o prédio que compartilha com a Brigada Militar do município. O imóvel pertence a Brigada Militar, mas também é ocupado pelos bombeiros desde a criação da entidade, há mais de 20 anos.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Como os bombeiros são voluntários, eles são uma instituição privada, que não pertence ao órgão estadual. Por isso, segundo o advogado Pedro Ribeiro, responsável pelas questões jurídicas envolvendo os bombeiros, a ocupação do prédio é realizada por meio de comodato. Segundo ele, o ofício, assinado pelo 36º Batalhão de Polícia Militar, de Farroupilha, que responde pela área de Antônio Prado, não deixa claro os motivos da decisão.
- Essa notificação apresenta como justificativa apenas a existência de um parecer desfavorável à permanência do Corpo de Bombeiros Voluntários nas dependências do 3º Pelotão da Brigada Militar. Não esclarece se a Brigada Militar vai precisar desse espaço porque estaria aumentando o efetivo ou qualquer coisa parecida - explica.
De acordo com o advogado, a entidade e a prefeitura de Antônio Prado já negociavam com o 5º Comando Regional de Bombeiros, de Caxias do Sul, a transformação dos bombeiros de Antônio Prado em entidade mista. Dessa forma, as equipes de socorro seriam integradas por servidores do Estado e voluntários. A mudança exigiria a troca de endereço para um imóvel com melhor estrutura. Um prédio já foi identificado próximo à Escola Aparecida, mas ainda não há definição se ele vai de fato receber a corporação.
Agora, o prazo para essa mudança de endereço fica mais curto. De acordo com o comandante do 36º Batalhão de Polícia Militar, major Luís Fernando Becker, a saída foi solicitada porque não existe nenhum convênio entre os bombeiros voluntários e a Brigada Militar. O ofício prevê apenas a regularização da situação, já que a BM não pretende ampliar a estrutura na cidade. Conforme Becker, os bombeiros podem ficar se um convênio for formalizado de acordo com a legislação.
Instituição privada
BM notifica Bombeiros Voluntários de Antônio Prado a deixar prédio que compartilham
O imóvel pertence a BM, mas também é ocupado pelos bombeiros desde a criação da entidade
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: