Os prefeitos de Fagundes Varela e Veranópolis têm dúvidas quanto à finalização da ponte sobre o Arroio Retiro, no KM 3 da ERS-355, para o mês de outubro. A estrutura de concreto que liga os dois municípios, na localidade de Capela São Francisco do Retiro, está pronta desde 2014. No entanto, a falta das cabeceiras impossibilita o tráfego sobre a estrutura. A informação de que a nova estrutura será finalizada em dois meses foi repassada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) na semana passada.
Leia todas as últimas notícias do Pioneiro
O prefeito de Fagundes Varela, Jean Fernando Sotilli, diz que diversos contatos já foram feitos com a autarquia, mas o prazo para conclusão da obra sempre é protelado. O município depende da ligação, entre outras necessidades, para fazer o transporte de peças que vem de cidades vizinhas para polimento.
- As cabeceiras já deveriam estar construídas há muito tempo. Tem que dar utilidade a verba pública que foi empregada na construção da ponte e que agora está parada - diz o prefeito de Fagundes Varela.
O chefe do Executivo de Veranópolis, Carlos Alberto Spanhol, afirma que a nova ponte facilitará o escoamento da produção agrícola do município. Pela ligação atual, passam cargas de maçã, soja e milho, além da produção leiteira que saem da localidade de São Valentim. A estrutura utilizada atualmente é feita de madeira e suporta cargas de até 15 toneladas. A ponte desmoronou em junho do ano passado devido ao excesso de peso de um caminhão, mas foi reerguida.
- A nova ponte é prioridade para a região, porque essa que estamos usando está precária e corre o risco de acontecer uma tragédia. Também vai encurtar bastante a distância até Veranópolis - afirma o produtor de leite da comunidade de São Valentim, João Carlos Costella.
Conforme o Daer, foi assinado contrato com a empresa Concresul para a construção das cabeceiras. A autarquia informou que ainda falta um aditivo que já está em andamento. Em dois meses a nova ponte deve ser entregue à comunidade. A construção da estrutura foi iniciada em 2013 e parcialmente concluída em 2014.
Infraestrutura
Veranópolis e Fagundes Varela aguardam conclusão de ponte na ERS-355
Daer promete a finalização das cabeceiras até outubro, mas prefeitos têm dúvidas quanto à finalização
Alana Fernandes
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project