O projeto Vaga Especial - Eu Respeito! foi lançado nesta quinta-feira, em Bento Gonçalves. O objetivo é conscientizar sobre o uso correto do estacionamento público para portadores de deficiência e idosos.
Inicialmente, os alunos das escolas municipais, estaduais e particulares do município receberão palestras e atividades educativas sobre a legislação que ampara o uso das vagas especiais.
Para o prefeito Guilherme Pasin, a campanha é um passo importante para conscientização da população.
- É de fundamental importância que se realizem campanhas de conscientização como a lançada nesta manhã. Como diz o material de divulgação não é privilégio, é necessidade. Cabe a cada um de nós fiscalizar, denunciar e divulgar - salienta.
Bento Gonçalves conta hoje com 894 vagas de estacionamento, sendo 665 na Zona Azul. Deste total, há 40 vagas para idosos e 20 para portadores de deficiência. A estatística também demonstra que são 3.125 idosos e 272 deficientes cadastrados.
As multas por utilização irregular destas vagas reduziram nos últimos dois anos. Para vagas de idosos foram registradas 138 multas em 2013 e 43 no ano passado. Nas vagas para portadores de deficiência, foram 73 autuações em 2013 e 33 no ano passado.
A realização do projeto é da Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência (CAISPEDE), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social (SEMHAS) em parceria com a Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (SEGIMU), com o apoio de entidades e associações.
Conscientização
Projeto que conscientiza sobre vagas especiais de estacionamento é lançado em Bento
Alunos das escolas do município receberão palestras e atividades educativas sobre o uso das vagas especiais
GZH faz parte do The Trust Project