A escadaria dos pavilhões da Festa da Uva mais uma vez serviu para que jovens de diversas paróquias de Caxias do Sul celebrassem a Sexta Santa com a encenação da Paixão de Cristo. A movimentação começou pouco depois das 9h, com mensagem do bispo diocesano Dom Alessandro Ruffinoni.
- A alegria, a fé e o silêncio devem nos acompanhar nessa Via Crúcis - disse o religioso, ainda aos pés da escadaria.
FOTOS: veja como foi a encenação da Paixão de Cristo
A encenação foi realizada por cerca de 50 atores amadores que integram a Juventude da Diocese de Caxias. Eles participam de diferentes paróquias da cidade e ensaiaram semanalmente durante dois meses para que tudo corresse bem nesta sexta.
- Para mim é sempre uma alegria, por mais que o momento seja de reflexão. A maior emoção é transmitida pelas pessoas - contou Mateus Bragagnolo, 27 anos, que teve a responsabilidade de interpretar Jesus Cristo.
Entre os fiéis que acompanharam a Via Sacra, muito silêncio e meditação. Alguns pareciam mais comovidos, e secavam timidamente os olhos em momentos mais dramáticos da encenação, como o encontro de Jesus com Maria ou a crucificação.
- A gente procura vir todos os anos, é um momento de pensar na vida, em como muitas vezes somos egoístas, de refletir que Ele morreu por nós. Temos que olhar para o lado, olhar para o próximo - disse a empresária Leonice Vezzaro, 56.
Procissões religiosas bloqueiam o trânsito em Caxias
Ela estava acompanhada da mãe, Emilia Pandolfi, 81, que se mostrou encantada com o trabalho dos jovens na encenação:
- É bom ver que tem alguém que se empenha em participar, esses jovens que se dedicam.
A Sexta Santa ainda reserva outras celebrações na região. Em Caxias, às 15h, haverá procissão na Catedral Diocesana. Os fiéis percorrerão as ruas Dr. Montaury, Júlio de Castilhos e Do Guia Lopes, onde ocorrerá o encontro com a procissão de Nossa Senhora das Dores, vinda de Santo Sepulcro, e retornará pela Sinimbu até a Catedral.
Sexta Santa
Centenas de pessoas acompanham encenação da Paixão de Cristo, em Caxias
Fiéis se reuniram na escadaria dos pavilhões da Festa da Uva nesta manhã
GZH faz parte do The Trust Project