O presidente do Samae, Edio Elói Frizzo, diz ao Pioneiro que a opção pela compra de um utilitário Mitsubishi Pajero Dakar por R$ 160 mil tem relação custo/benefício. A aquisição foi questionada pela vereadora Denise Pessoa (PT) na sessão desta quarta-feira, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.
O veículo está cedido para o transporte do prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT), mas a finalidade original da licitação era usá-lo na fiscalização e monitoramento de barragens e bacias de captação.
Para Frizzo, o Pajero tem mais robustez e durabilidade se comparado a outros veículos. Ele cita a compra de duas caminhonetes mais potentes pela autarquia durante sua gestão anterior, há 12 anos:
_ Essas duas caminhonetes ainda estão lá, em uso. Comprar o Pajero foi uma opção mais interessante do ponto de vista da manutenção. Pode custar mais, mas tem mais capacidade em terrenos onde as equipes do Samae estão, que são valas, estradas de chão. Se fôssemos optar por mais marcas mais baratas, o uso não daria pra dois anos.
O processo de renovação da frota da autarquia já incluiu o Pajero Dakar, duas caminhonetes L-200 e dois Palio Weekend. Outros oito veículos novos deixaram de ser adquiridos porque o preço estava acima do orçado ou porque não houve interessados.
Sobre o empréstimo do utilitário para o prefeito Alceu, o presidente do Samae ressalta que se trata de um acordo provisório.
O outro carro oficial do Executivo, um Linea comprado em 2009, tem mais de 200 mil quilômetros e já não teria mais condições de uso. Segundo o chefe de Gabinete, Edson Néspolo, Alceu já não usava mais o Linea deixado pelo ex-prefeito José Ivo Sartori, mas sim um Megane.
- Cedemos o utilitário ao prefeito temporariamente. O acerto é que o Pajero ficará disponível quando o corpo técnico do Samae ou da prefeitura precisarem usar o Pajero - complementa Frizzo.
De olho nos gastos
Samae diz que veículo mais caro tem durabilidade maior para trabalho no interior de Caxias do Sul
Pajero Dakar custou R$ 160 mil e foi cedido provisoriamente ao Executivo
GZH faz parte do The Trust Project