Respeito, educação, bom senso e afins ainda ganham mais atenção nos consultórios do que as pilhas de revistas de amenidades. Os personagens eram eu e Márcio, pacientes à espera do médico, e Lisi, secretária do consultório.
O assunto, sabe-se lá por que, era andar de ônibus em Caxias e as infinitas derivações que o tema possibilita. Em dado momento, Lisi relatou a surpresa que a dominou quando uma mocinha ofereceu-lhe o assento num ônibus lotado. Lisi agradeceu, e a jovem insistiu:
- Posso, então, segurar as sacolas da senhora?
Eu mais Lisi mais Márcio concordamos que há linhas e horários extraordinariamente lotados, que há poucos assentos para idosos, que os menos idosos e jovens fazem ar de paisagem para não ceder o assento, que.
Márcio revelou ser ex-motorista da Visate. Ele disse que há dias em que há mais idosos do que não idosos nos ônibus. Quando esse fenômeno coincide com superlotação, haverá velhinhos que, forçosamente, ficarão em pé, pois jamais haverá não idosos suficientes e cordiais para ceder assento.
Há que se observar também, ponderou o ex-motorista, que os velhinhos poderiam, se possível, evitar horários de pico. É no pico que os velhos sofrem com a insuficiência de assentos especiais, com a deseducação, com a insensibilidade, com o empurra-empurra, com o breca-arranca.
- Ao invés de voltar para casa às 18h, tente voltar às 16h, às 17h... - aconselhou.
Márcio relatou episódio impagável que ilustra bem o que se passa dentro dos ônibus. Dia desses, contou, conduzia o ônibus e uma velhinha embarcou. A senhorinha subiu e ali ficou, estática, tentando com esforço se manter na vertical, digna. Os assentos estavam todos ocupados, havia outros passageiros de pé. O ex-motorista observou a situação pelo retrovisor, parou o ônibus, se desentocou do assento e anunciou:
- Senhora, venha sentar aqui no meu banco. Agora a senhora é a motorista. Só sairemos daqui quando alguém oferecer lugar para a senhora sentar.
Desnecessário dizer que o incômodo provocado por Márcio surtiu efeito e a viagem prosseguiu - com a velhinha devidamente acomodada num assento.
Tomara pelo menos alguns passageiros daquele ônibus tenham gravado a lição na lista de comportamentos decentes.
Opinião
Gilberto Blume: 'senhora, venha sentar aqui no meu lugar', anunciou motorista incomodado com o desrespeito
Tomara pelo menos alguns passageiros daquele ônibus tenham gravado a lição na lista de comportamentos decentes
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: