Cid Gomes pediu demissão do Ministério da Educação porque o PMDB exigiu que a presidente Dilma o defenestrasse. Caso Cid Gomes não saísse voluntariamente, seria chutado por Dilma a mando do PMDB. O ex-ministro teve de pegar o boné porque foi ao Congresso e desfiou um monte de verdades. Entre outras verdades, disse em pleno ninho das cobras que os deputados oportunistas devem sair do governo.
- Larguem o osso. Saiam do governo.
Cid Gomes caiu porque teve o desplante de falar algumas verdades.
O que o ex-ministro cometeu foi nada menos que pôr em prática uma das facetas da prometida transparência, essa senhora que sempre nos é apresentada embrulhada em véus.
O PMDB, pouco dado a tais transparências, ameaçou: ou Cid sai do governo ou do governo sai o PMDB.
Dilma, adepta dos véus, se ajoelhou aos pés do PMDB, partido que de fato governa o governo.
O lema do segundo mandato de Dilma, lançado com foguetório em janeiro, está sendo cumprido com estrelinhas. Não que a qualidade da educação, propriamente, tenha dado um salto. Pelo contrário. Além de o tal lema ter sido solenemente esquecido, o orçamento do Ministério da Educação para 2015 sofreu corte de mais de R$ 600 milhões - quase nada diante da dinheirama que a educativa Operação Lava-jato tem esfregado em nossos narizes diariamente.
Embora natimorto, Brasil, Pátria Educadora é lema do dia a dia, coisa prática. O ensino público segue uma porcaria, mas nada mais educativo do que acompanhar o funcionamento da politicagem. Tomara aprendamos alguma coisa dessa crise toda e, nas próximas eleições, apliquemos os aprendizados. Resta, claro, saber se sobrará algum político que mereça nossa confiança.
Ainda sobre transparências:
O Samae deveria ter informado a população que a nave espacial adquirida no fim do ano passado para percorrer estradas do interior estava cedida ao prefeito.
O prefeito deveria ter informado a população que tinha tomado emprestada a nave espacial adquirida pelo Samae no fim do ano passado para percorrer estradas do interior.
Ou não?
Opinião
Gilberto Blume: Brasil, Pátria Educadora, é lema do dia a dia. Há algo mais educativo do que a Lava-Jato?
Cid Gomes caiu porque teve o desplante de falar algumas verdades
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: