A prefeitura de Farroupilha apresentou, na tarde desta quarta-feira, o projeto de construção de um túnel de ligação entre a Avenida Santa Rita e a Avenida Vêneto, sob a RSC-453. Segundo o prefeito Claiton Gonçalves (PDT) os veículos que transitarem em direção a Bento Gonçalves e Caxias do Sul seguirão pela RSC-453, pelo mesmo nível atual. O túnel servirá para passagem de carros dentro da cidade de Farroupilha, entre as duas avenidas.
A prefeitura havia enviado projeto de semaforização para o trecho ao Daer, mas buscou uma nova alternativa enquanto aguarda por resposta do órgão estadual. O projeto da obra foi desenvolvido pela empresa ATD Engenharia e Construções Ltda, que venceu a licitação. Segundo o prefeito Claiton Gonçalves (PDT), a ideia terá continuidade mediante sinal positivo do corpo técnico do Daer. A partir daí, o município vai buscar recursos junto ao Ministério das Cidades. O custo é estimado em R$ 15,3 milhões.
O túnel terá formato de S e 76 metros de extensão e cinco de altura. A passagem inferior terá ciclovia entre as duas pistas. Também haverá passarela para pedestres na parte superior, que ficará no mesmo nível atual. Conforme o prefeito, o estudo para a construção do túnel surgiu após solicitações da Associação de Bairros e de moradores do bairro Vicenza, que fica nas proximidades.
Ainda conforme o prefeito, haverá escavação para construção da passagem. O solo do local é argiloso e sem pedras. Cortinas laterais serão erguidas para garantir a sustentação da estrutura.
Mobilidade
Prefeitura de Farroupilha apresenta projeto de túnel na RSC-453
Ligação entre Avenida Santa Rita e Avenida Vêneto ocorrerá pelo subsolo
GZH faz parte do The Trust Project