A história do periódico republicano mais importante da Semana Farroupilha, o jornal O Povo, foi o tema escolhido pelo GTCN Velha Carreta para o Encontro de Arte e Tradição Gaúcha (Enart) deste ano. Na noite de sexta, a entidade foi a primeira da Serra a subir no palco do festival na modalidade danças tradicionais - Força A. O evento acontece até domingo, em Santa Cruz do Sul.
Peões e prendas voltaram no tempo e retrataram a guerra farroupilha em 1838. A entrega de jornais era feita em carretas e o grupo trouxe uma para o salão. A coreografia mostra a batalha por aqueles que a documentaram: no meio da peleia entre farroupilhas e imperiais, um repórter percorria os cenários com máquinas fotográficas.
>> Galeria: Veja a apresentação do grupo de Farroupilha
Já na saída, o amor pelo Rio Grande inspirou a coreografia de "Sou bairrista, sim, senhor". Homens usaram chiripás e mulheres, vestidos de prendas com babados.
Das danças tradicionais, sorteadas na hora, foram apresentadas o Maçanico, Vaneira Marcada e Roseira.
Depois do espetáculo, vem o gosto da satisfação.
- Mesmo dançando há muito tempo, sempre dá aquele friozinho na barriga. Danço há 29 anos. Meu pai também era de invernada - diz Diogo Araújo, 23 anos. Ele, que mora em Bento Gonçalves e chegava a contabilizar 300 km semanais entre a cidade e Caxias, se dizia aliviado.
Até domingo, serão mais de 600 performances ocorrendo simultaneamente em oito palcos no Parque Oktoberfest, concorrentes de 24 modalidades. Além das danças tradicionais, há chula, declamação, intérprete vocal, entre outros
Festival Gaúcho
GTCN Velha Carreta, de Caxias, conta história de periódico republicano no Enart
Peões e prendas voltaram no tempo e retrataram a guerra farroupilha em 1838
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: