Uma casa histórica de Caxias do Sul apareceu diferente nesta segunda-feira. Por enquanto, a residência de propriedade do tanoeiro Nicolau Sartori, erguida na década de 50 na Rua Tronca, região da Felipe Camarão, bairro Exposição, está com as entradas de portas e janelas destruídas. Há outros tijolos sendo removidos da estrutura.
O Pioneiro visitou a casa nesta segunda-feira e não localizou alguém para esclarecer se o prédio será demolido ou apenas passa por obras. O Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc) também não soube informar.
O conselho se manifestou contrário à demolição da casa ainda no ano passado, mas, segundo a presidente do conselho, Karin Comandulli Garcia, a prefeitura autorizou. Conforme a arquiteta Ana Lia Branchi, integrante do Compahc, ela foi projetada e construída em estilo neocolonial luso-brasileiro na década de 50. Esse estilo arquitetônico demonstrava a arquitetura como sinal de nacionalismo.
Pelas redes sociais, os caxienses se manifestam contra a iniciativa da prefeitura. No sábado, um grupo de pelo menos 90 pessoas iria abraçar a casa e pedir que continuasse intacta. O evento era promovido pelo Diretório Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da UCS.
A justificativa publicada pelos alunos de Arquitetura e Urbanismo da UCS nas redes sociais:
"O fato de a edificação ter sido projetada e construída em estilo neocolonial luso-brasileiro, na década de 50 em que o modernismo já se fazia presente, e de que este exemplar se encontra em um bairro que era caracterizado como sendo de origem portuguesa faz do bem um exemplar a ser preservado. A escolha do estilo pelo proprietário seria uma importante investigação, pois pode ter sido uma forma de afirmação de identidade lusa através da escolha do estilo neocolonial luso-brasileiro. Além disso, é um dos poucos em Caxias do Sul, o que o torna com valor também de raridade formal. Essa arquitetura demarca uma época, mesmo que tenha sido feita tardiamente em relação ao contexto nacional (década de 20). O neocolonial é um estilo que se fez presente no contexto nacional, como arquitetura de identidade brasileira."
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