O setor de Gestão de Sustentabilidade da Unimed Nordeste está com inscrições abertas para escolas da Serra que quiserem participar do projeto Identidade. Por meio da iniciativa, criada há dois anos, são abordados, no ambiente escolar, com o apoio de profissionais específicos, temas como sexualidade, prevenção de doenças, gravidez, valores e autoconhecimento.
Desde 2012, o projeto já visitou cinco estabelecimentos de ensino. Os encontros semanais são realizados durante três meses e são destinados a adolescentes maiores de 12 anos. Atualmente, o projeto é desenvolvido nas escolas municipais Nossa Senhora de Medianeira e 1º de Maio, em Farroupilha.
O primeiro contato dos estudantes é com uma pedagoga, que, por meio de dinâmicas de integração, como o exercício da teia, por exemplo, abre caminho para reconhecer o perfil dos jovens.
- Esse exercício da teia ajuda os alunos a fazerem uma reflexão sobre a vida, sobre suas escolhas, mostra que há diferentes caminhos a seguir e que é preciso fazer escolhas, planejar qual a melhor direção seguir e as implicações para a vida em função dessa opção - destaca a pedagoga Luciane Mattana Marcon.
Aberto o caminho com a pedagoga, os adolescentes participam de mais sete encontros dirigidos. O médico, por exemplo, ajuda-os a descobrir o próprio corpo, ensina sobre a fisiologia da resposta sexual humana e os cuidados com a higiene pessoal.
Na sequência, um psicólogo mostra as mudanças físicas e psicológicas que ocorrem na adolescência, o enfermeiro aborda, de forma clara e didática, as doenças sexualmente transmissíveis, suas manifestações e consequências, e a nutricionista, a importância da alimentação saudável.
Outro encontro bastante produtivo, segundo a coordenadora do projeto, Mirlene da Cunha Zucco, é com a assistente social, sobre planejamento familiar.
- Eles têm muitas dúvidas e perguntam bastante sobre o que acontece com eles depois da vinda de um filho - destaca Mirlene.
O último encontro envolve também os pais dos estudantes, que recebem orientações para entender e apoiar os filhos nas escolhas que farão para a vida.
- A proposta é muito interessante porque tem a proposta de agregar. É difícil encontrar projetos assim. Os alunos se sentem olhados, valorizados quando podem participar - atesta a vice-diretora da manhã na escola Medianeira, Cristiane Brambilla de Matos.
Saúde preventiva
Projeto Identidade aborda temas como sexualidade e saúde entre estudantes de escolas públicas da Serra
Iniciativa é desenvolvida pela Unimed Nordeste e envolve profissionais de diversas áreas
GZH faz parte do The Trust Project