Iniciada em 22 de abril, a campanha nacional de vacinação contra a gripe chega ao fim nesta sexta-feira, dia 9 de maio. Em Caxias do Sul, até esta quarta-feira, o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde havia contabilizado 40,1 mil doses distribuídas à população.
A meta na cidade é imunizar cerca de 91 mil pessoas dos grupos prioritários, e distribuir mais 24 mil doses a quem sofre de doenças crônicas (respiratórias, cardíacas, renais, imunodepressão) e têm indicação médica. Ou seja, nas contas da gerente da Vigilância, médica Maria Inês Bertelli, faltando dois dias para o fim da campanha, apenas 44% da meta foi atingida.
- Nesta semana, aumentou um pouco a procura e nos últimos dias deve haver mais correria. Provavelmente os números devem aumentar bastante até sexta-feira - afirma.
Maria Inês também afirmou que, por enquanto, o Ministério da Saúde ainda não sinalizou a possibilidade de prorrogar a campanha.
Os grupos prioritários a serem vacinados são as pessoas acima dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram a luz em até 45 dias), crianças de seis meses a quatro anos, indígenas aldeados, profissionais da saúde e pessoas privadas de liberdade.
A campanha pretende vacinar mais de 3,5 milhões de pessoas no Rio Grande do Sul. Em 2013, conforme a Secretaria Estadual da Saúde, foram notificados 561 casos por influenza no Estado e, dentre estes, 73 óbitos em decorrência da contração dos vírus.
Neste ano, até 30 de abril, foram notificados 132 casos de internações por síndrome respiratória aguda grave, caracterizada por sintomas semelhantes aos da gripe. Dois casos de influenza (B e H3N2) foram confirmados e 13 estão em investigação. No mesmo período do ano passado, havia 27 casos de Gripe A, 12 de influenza H3N2 e 5 de influenza B.
A vacina é segura e protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (H1N1; H3N2 e influenza B), como recomenda a Organização Mundial da Saúde. É muito importante para evitar as complicações da gripe, principalmente em idosos. Estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonia e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
Prevenção
Pouco mais de 40 mil já se imunizaram contra a gripe em Caxias do Sul
Meta é aplicar mais de 91 mil doses a pessoas dos grupo prioritários e distribuir outras 24 mil a doentes crônicos
GZH faz parte do The Trust Project