Após um sábado de intensa procura pela vacina contra a gripe em 64 postos espalhados por Caxias do Sul, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde contabilizou 11 mil imunizações no Dia D da 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.
O número de pessoas vacinadas na cidade chega a 31 mil se contabilizadas as 20 mil doses aplicadas na primeira semana da campanha, o que corresponde a 34% da meta, que é de 115 mil pessoas.
Dona Onira da Silva Maciel, presidente do conselho local do bairro Salgado Filho, procurou a unidade básica para se vacinar. Para ela, que usa o serviço público para realização de exames, o cuidado preventivo é a melhor alternativa
- A vacina é muito boa porque previne a gripe - afirma.
Até o dia 9 de maio, devem se vacinar pessoas que integram os grupos de risco como idosos (mais de 60 anos), gestantes, crianças entre seis meses a quatro anos, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas (estes devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação).
Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados, sem a necessidade de prescrição médica, segundo o Ministério da Saúde.
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano: H1N1 (gripe A), H3N2 e influenza B. Conforme determinação do Ministério da Saúde, a campanha de vacinação é realizada no período que antecede o inverno porque a criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose. O período de maior circulação da gripe é de final de maio a agosto.
A imunização ajuda a reduzir as complicações que podem produzir casos graves de gripes, internações ou, até mesmo, mortes. Estudos demonstram que a vacinação contribui para a redução de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações.
Prevenção
Dia D contra a gripe imunizou 11 mil pessoas em Caxias do Sul
Meta do município é vacinar 115 mil até o fim da campanha, em 9 de maio
GZH faz parte do The Trust Project