O pintor Brayan Piaia, 22, afirma ter visto Odete Hoffmann Prá, 88, pedir socorro na janela do quarto da casa onde ela morava. A idosa, conhecida por ter matado um assaltante que invadiu o apartamento dela no ano passado, morreu em um incêndio no imóvel por volta das 2h desta quinta-feira.
Relembre o caso:
>>> Mulher de 87 anos mata homem a tiros no centro de Caxias do Sul
>>> Gravação reforça tese de que idosa matou assaltante em Caxias
>>> Idosa sustenta ter matado ladrão em Caxias do Sul
Piaia mora em uma pensão do outro lado da Rua do Guia Lopes. Ele saiu do quarto onde estava e percorreu um corredor até uma janela, de onde viu Odete.
- Senti o cheiro e vi neblina. Olhei na janela e vi os bombeiros chegando. Ela gritava "socorro, me tira daqui". Três pessoas que estavam no bar aqui perto arrombaram a porta de madeira do apartamento. Ela estava atrás da grade e eles não conseguiram quebrar - relata.
Apesar do relato dos vizinhos, o tenente Ailton Bom, do Corpo de Bombeiros, acredita que Odete tenha morrido dormindo, já que estava na cama. Segundo ele, ainda não é possível determinar as causas do fogo. A família suspeita que tenha sido por velas, que a idosa costumava acender.
- As chamas começaram entre a cozinha e o quarto, mas não sabemos como começou. Não foi possível ver se havia velas na cozinha - relata.
Odete participou de reconstituição do crime em abril deste ano
Foto: Roni Rigon/ Agência RBS
Odete morava sozinha e usava aparelhos auditivos, que costumava tirar para dormir. De acordo com o tenente, não há indícios que outra pessoa estivesse no apartamento.
- Ela não queria ninguém com ela, nem gostava que dormíssemos lá - relatou o genro de Odete, José Airton Nunes.
Os bombeiros usaram cinco caminhões e um caminhão-tanque do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). As chamas foram controladas por volta das 3h30min.
Não conseguiram salvar
Vizinho diz ter visto idosa que morreu em Caxias pedir socorro na janela
Incêndio atingiu apartamento onde morava Odete Hoffmann Prá, 88, conhecida por ter matado assaltante no ano passado
GZH faz parte do The Trust Project