Odete Hoffmann Prá, 88 anos, conhecida por ter matado um assaltante que tentou invadir o apartamento dela no ano passado morreu em um incêndio na madrugada desta quinta-feira, em Caxias do Sul. Ela estava sozinha em casa, na esquina das Ruas Sinimbu e Guia Lopes, quando as chamas começaram. O fogo, de grandes proporções, destruiu todo o imóvel e deixou a idosa carbonizada.
Conforme o estudante Gustavo Salla do Amaral, 16, que mora no apartamento de baixo, pouco antes das 2h, carros que passavam pela Sinimbu começaram a buzinar. Quando foi conferir o que havia ocorrido, motoristas o avisaram do incêndio. Imediatamente a vizinhança tentou resgatar Odete, sem sucesso.
Relembre o caso:
>>> Mulher de 87 anos mata homem a tiros no centro de Caxias do Sul
>>> Gravação reforça tese de que idosa matou assaltante em Caxias
>>> Idosa sustenta ter matado ladrão em Caxias do Sul
- Tentamos subir e bater nas portas, mas ela não ouviu. As chamas eram muito altas e foi tudo muito rápido. Nunca tinha visto um fogo tão rápido, porque ela tinha móveis antigos - relata Júlia Mara Salla, que também mora no apartamento de baixo.
A vizinha percebeu as chamas inicialmente na área da cozinha. A partir dali, elas se alastraram em grande velocidade por toda a casa.
- Vimos que começou na cozinha, mas não sabemos como. Nem sei se atingiu meu apartamento, porque não deixaram nós voltarmos - acrescenta Júlia.
O quarto de Odete ficava exatamente na esquina, enquanto a cozinha ficava ao lado de uma sacada com vista para a Guia Lopes. A suspeita de familiares é de que a idosa tenha acendido velas, já que era muito religiosa, e isso possa ter iniciado o fogo.
Odete participou de reconstituição do crime em abril deste ano
Foto: Roni Rigon/ Agência RBS
- Ela sempre acendia velas. Queria acender sábado por causa do dia de finados, mas fiz ela me entregar todas. Fazia anos que eu não comprava, mas ela comprava escondido ou pedia para a empregada - afirma a filha Régia Prá, 53.
Desde que Márcio Nadal Machado, 33, invadiu o imóvel e foi morto por Odete, em 11 de junho de 2012, familiares reforçaram o apartamento com grades. A maior segurança dificultou a ação de vizinhos e bombeiros para tentar salvar a idosa. Um portão na entrada do prédio e outro na porta do apartamento foram retirados pelos bombeiros.
De grandes proporções
Idosa que matou assaltante em Caxias do Sul morre em incêndio
Chamas começaram por volta das 2h. Corpo de Odete Hoffmann Prá, 88 anos, foi encontrado no quarto
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: