Além dos danos causados em móveis, eletrodomésticos e nas próprias casas, a chuva que voltou com força na madrugada de segunda obrigou moradores a abandonar residências e passar a noite trabalhando na limpeza. A camareira Leila Guedes Ferreira, 38 anos, estava com os filhos Igor, 14, e Lucas, 19, quando a água invadiu a pequena casa onde mora de aluguel, no bairro Kaiser.
Por volta das 21h de domingo, a água começou a brotar dos rejuntes das lajotas do piso. Com ajuda de vizinhos, os moradores conseguiram tirar parte da água e limpar o imóvel. O aguaceiro da madrugada, porém, não deu trégua. Além de subir pelo piso, a água começou a entrar pelas janelas e pela porta do imóvel, localizado abaixo do nível da rua. A invasão ocorreu após o estouro de um bueiro nos fundos do terreno.
- Só conseguimos salvar a geladeira e a TV e saímos com a água pela cintura, o resto ficou boiando - relata.
>> "Minha casa virou um bueiro", diz morador do bairro Rio Branco, em Caxias
>> Bombeiros de Caxias registram cerca de 60 solicitações devido à chuva
O caminho tomado pela enxurrada resultou na derrubada completa da parede que dividia o banheiro e a área de serviço da parte externa do imóvel. A estrutura, em pedaços, ficou espalhada pelo terreno de um vizinho. No final do ano passado, a casa já havia sido invadida pela água, porém sem grandes perdas. Desta vez, além de móveis e eletrodomésticos, a inundação levou roupas e objetos pessoais dos moradores. Nem mesmo documentos e o material escolar de Igor resistiram.
- Não tenho como ficar aqui. Tenho medo que com a chuva tudo volte. Deus ajude que eu tenha força para trabalhar e conseguir tudo de novo - lamenta Leila.