A história da Festa da Uva confunde-se com a de Véra Stedile Zattera. Conhecida por assinar trajes de candidatas e de soberanas, a caxiense também desfilou como figurante e ajudou a confeccionar carros alegóricos da empresa da família, o grupo Francisco Stedile.
>> Confira uma galeria com fotos da trajetória de Véra na Festa da Uva.
>> Já escolheu a sua candidata preferida? Participe da enquete!
>> Confira a página especial da escolha da rainha.
- Como sempre tínhamos carros para mostrar, meu pai nos colocava como figurantes das alegorias. Eu tinha 14 ou 15 anos nessa época. Mas desde 1954 que estou consciente da Festa da Uva - lembra.
Já adulta, Véra começou a desenhar e desenvolver os carros alegóricos da empresa. Nesse período, também, começou a criar os trajes que os figurantes usavam, ainda sem ideia de que elaboraria, anos mais tarde, tantos modelos para as soberanas de várias edições.
Caxiense, diz que sempre participou da Festa da Uva por vontade própria:
- Nunca cobrei pelo meu trabalho, porque me divirto muito. Sempre digo que vai ser a minha última Festa, mas não consigo ficar longe.
A participação de Véra na Festa da Uva de 2014 já começou. Desde o dia 14, as 25 candidatas que concorrem aos títulos de rainha e princesas vestem, em ocasiões especiais do pré-concurso, um traje típico criado pela pesquisadora.
Envolvimento
Véra Stedile Zattera, pesquisadora e figurinista caxiense, participa da Festa da Uva desde a edição de 1954
Mais conhecida por assinar trajes de candidatas e de soberanas, ela também desfilou como figurante, desenhou e ajudou a confeccionar carros alegóricos da empresa da família