A empresa Guinchos Marini instalou na manhã deste sábado a parte superior do pórtico da Vinícola Luiz Antunes, em Caxias do Sul. A edificação havia sido derrubada pelo condutor de um caminhão da empresa, acidentalmente, em novembro do ano passado.
No começo de abril teve início a reconstrução do pórtico centenário, custeada pela empresa Marini. As lateriais foram reerguidas no próprio local, enquanto a parte superior foi construída separadamente.
Na metade da manhã deste sábado foram colocadas as letras, acima do pórtico, com a frase: Luiz Antunes e Cia (na foto abaixo).
Entenda o caso:
:: 6 de novembro de 2012: um caminhão-guincho derruba o pórtico da antiga vinícola Luiz Antunes, situado próximo ao Fórum, em Caxias do Sul. A estrutura havia sido construída em 1913.
:: 8 de novembro de 2012: os escombros são removidos da rua e guardados no pátio do Centro de Cultura Ordovás.
:: 8 de novembro de 2012: a prefeitura e a Guinchos Marini decidem que o pórtico deverá ser reconstruído. A empresa fica responsável pela contratação dos serviços.
:: 20 de novembro de 2012: escritórios de arquitetura pedem prazo de 75 dias e o início da reconstrução é previsto para fevereiro de 2013.
:: 1º de abril de 2013: caxienses fazem vigília nas ruínasdo pórtico pressionando pelo início das obras de reconstrução.
:: 3 de abril de 2013: o projeto arquitetônico da reconstrução é divulgado. Ele prevê a manutenção das características originais com detalhes modernos.
:: 3 de maio de 2013:a conclusão das obrasé prevista para maio de 2013.
Foto: Roni Rigon, Agência RBS
Imagem do pórtico da antiga Vinícola Luiz Antunes antes do acidente. Foto: Google Street View