Um grupo de voluntárias moradoras de Ana Rech trabalha desde a metade do ano para produzir o Natal da Vila dos Presépios. Elas são responsáveis pela decoração que deve encantar os olhos dos turistas de 1º a 30 de dezembro, na localidade. Se reúnem em um casarão cinza, perto da sede da Associação Amigos de Ana Rech (Samar) e não dão trégua: arregaçam as mangas e produzem velas, enfeites para postes e guirlandas. Tudo para encantar os visitantes. As seis salas da casa estão repletas de enfeites coloridos.
Iléa Torchetto, 58, é uma das voluntárias. Enquanto recorta no papel as estrelas que ocuparão parte da decoração, desfia conversa. Opina no trabalho da amiga, arruma a mesa para o café, carrega as guirlandas prontas, limpa a casa. Aproveita para dar o palpite do destino da Carminha de Avenida Brasil. Mil e uma funções, ela conta os dias para que o Encanto de Natal comece. Quer surpreender os turistas. Até lá, o corpo deve demonstrar os sinais de cansaço. Afinal, são três encontros por semana e muitas tarefas que se estendem. Só que ela garante que vai valer a pena.
- Eu fui parar no médico porque doía muito meu braço no final do ano passado. Ele disse: é só parar de fazer trabalhos manuais que a dor some. E eu pensei: ih, doutor, só mais adiante - entregou Iléa Torchetto, 58.
Leia mais sobre os preparativos do Encanto do Natal na edição impressa do Pioneiro dessa terça-feira.
Encanto Natalino
Voluntárias preparam Natal de Ana Rech, em Caxias do Sul
Decoração da Rua Sílvia Faccioli será feita pelas artesãs
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: