Com uma grande virada no último quarto, o Caxias do Sul Basquete derrotou o Pinheiros, em São Paulo, nesta terça-feira (7) e garantiu a sua quinta vitória em 10 partidas na edição 2021/2022 do Novo Basquete Brasil (NBB). Com o resultado, a equipe do técnico Rodrigo Barbosa retoma os 50% de aproveitamento e passa a ocupar a 7ª colocação.
No confronto, os grandes destaques foram os alas Eddy e Humberto, que combinaram para 45 pontos, com 23 e 22, respectivamente. O armador Cauê Verzola foi outro destaque, comandando a equipe na reta final da partida e anotando 12 pontos.
Na quinta-feira (9), o Caxias tem outro compromisso em São Paulo, desta vez contra o tradicional Bauru, no Ginásio Panela de Pressão, às 20h.
DUELO EQUILIBRADO
No primeiro quarto, o time da casa se manteve à frente do placar, enquanto o Caxias teve que, logo cedo, lidar com um problema. Com duas faltas em menos de três minutos, o pivô Wesley Sena teve de ser substituído, o que facilitou o trabalho do Pinheiros no garrafão. A vantagem nos rebotes (12 a 5) foi a demonstração mais clara dessa superioridade. Por outro lado, o aproveitamento ofensivo dos dois times acabou sendo semelhante, e o resultado seguiu equilibrado durante os 10 minutos. No final da parcial, 19 a 15 para os paulistas.
No segundo período, com Cauê na armação e o ala Humberto com bom aproveitamento, o Caxias se recuperou e chegou a virar o placar. Ao mesmo tempo, a quantidade excessiva de faltas do time caxiense pesou, colocando os donos da casa muitas vezes na linha de lance livre. Mesmo com o jogo permanecendo igual em grande parte do tempo, o Pinheiros voltou a abrir vantagem e foi para o intervalo com seis pontos de frente: 38 a 32.
A volta do intervalo, o panorama não mudou. O Pinheiros se manteve à frente durante grande parte do terceiro quarto. Se o Caxias encostava, a resposta vinha de forma rápida, quase sempre em bolas do perímetro. Foi assim, por exemplo, quando os gaúchos empataram o duelo em 44 pontos e logo os paulistas voltaram a abrir seis de vantagem. No final do período, diferença mantida: 53 a 47.
Era preciso fazer algo diferente para virar o confronto. E no último período, sem um pivô de origem por conta do baixo aproveitamento de Wesley Sena na partida, o Caxias mostrou sua força na marcação e efetividade no ataque. Em um jogo de trocação e mudanças frequentes no placar, o time de Rodrigo Barbosa soube controlar melhor os ânimos no período final e, com grande atuação do trio Cauê, Eddy e Humberto, conseguiu um resultado fundamental para as suas pretensões no campeonato: 79 a 75 para o Caxias, que venceu pela quinta vez no NBB.