Três partidas e nenhum gol marcado no Estádio Alfredo Jaconi em 2020. Depois da derrota por 1 a 0 para o Internacional e o empate em 0 a 0 com o Novo Hamburgo, o Juventude não conseguiu se impor e empatou sem gols com o Ypiranga, encerrando sua participação na Taça Ewaldo Poeta sem marcar em casa.
O Juventude começou a partida com um posicionamento semelhante ao da partida contra o Cururipe-AL, pela Copa do Brasil. Marquinhos Santos optou por Pedro Ken como segundo volante, Marciel na ponta esquerda e Bruno Alves como centroavante. A formação, contudo, foi alterada logo com 14 minutos, pois Ken lesionou o braço esquerdo e foi substituído pelo centroavante Gabriel Aires. Assim, Marciel passou a ser volante e Bruno Alves foi para a ponta.
O primeiro tempo foi de predomínio alviverde na posse de bola, porém com pouca inspiração na criação das jogadas. A maior parte delas foi pelos lados do campo, porém sem efetividade.
O Ypiranga foi o primeiro a levar perigo. Aos cinco minutos, Neto Pessoa recebeu passe de Leílson e arriscou de longe, mas a bola foi para fora. O Juventude finalizou apenas aos 39 minutos, quando Felippe fez boa jogada pela esquerda e cruzou rasteiro. Aires chutou e a defesa do Canarinho mandou para escanteio. Aos 42, Samuel Santos cruzou na área e John Lennon cabeceou para fora.
O segundo tempo começou mais agitado, com o Juventude pressionando em busca da abertura do placar. Aos nove minutos, Renato Cajá cobrou escanteio da esquerda e Edcarlos cabeceou para fora, levando perigo. A resposta do Ypiranga veio no lance seguinte, quando Henrique Ávila limpou a marcação próximo a meia lua da grande área e bateu pra fora.
A principal chance alviverde veio aos 13 minutos, quando Marciel recuperou a bola na intermediária ofensiva e serviu Gabriel Aires, que invadiu a área pela direita e finalizou, porém o goleiro Deivity defendeu. Depois, Cajá fez um belo lançamento para Bruno Alves, que se livrou da marcação e chutou fraco.
Aos 18 minutos, o técnico Marquinhos Santos fez uma alteração para deixar a equipe mais ofensiva, com a entrada de Fábio Matos no lugar de Marciel. Assim, John Lennon foi para a lateral, Samuel Santos para o meio e Matos entrou como ponta esquerda.
A formação serviu para empurrar o Verdão para o campo de ataque, porém foi ineficiente. Foram dois chutes sem perigo, de João Paulo e Genílson, e o alviverde chegou ao seu terceiro empate na temporada.
Ficha técnica
Juventude 0x0 Ypiranga
Campeonato Gaúcho — Taça Ewaldo Poeta (1º turno)
Estádio Alfredo Jaconi
Juventude: Marcelo Carné; Samuel Santos, Genilson, Edcarlos e Felippe; João Paulo, Marciel e Pedro Ken (Gabriel Aires, 14' 1º); John Lennon, Bruno Alves e Renato Cajá. Técnico: Marquinhos Santos.
Ypiranga: Deivity; Muriel, Saimon, Diogo Silva (Henrique, 10' 1º) e Henrique Ávila; Schwarzer, Clayton e Zotti (Pedrinho, 42' 2º); Jean Silva, Leílson e Neto Pessoa (Tarik, 32' 2º). Técnico: Paulo Henrique Marques.
Árbitro: Douglas Silva, auxiliado por José Eduardo Bernardi e Max Vioni
Amarelos: João Paulo (J)