O domingo foi um dia de altos e baixos para os brasileiros na Olimpíada. Das decepções no judô às comoventes apresentações das meninas da ginástica, passando pela vitória no vôlei de quadra e pelas vaias à seleção masculina de futebol. Depois da prata no sábado, conquistada por Felipe Wu no tiro esportivo, o país-sede não conquistou qualquer medalha neste domingo.
Confira as principais destaques deste domingo:
Ginástica artística: o Brasil fechou o dia da ginástica artística com boas perspectivas de medalhas. Após a classificação da equipe feminina brasileira à final – que compete na terça-feira, às 16h – Rebeca Andrade e Flávia Saraiva garantiram vaga na decisão também no individual geral.
Judô: Charles Chibana e Érika Miranda não conseguiram medalhas no esporte que mais deu premiações para o Brasil em Londres. Lutando na categoria 66kg, Charles perdeu para o japonês Masashi Ebinuma na estreia, após dois minutos de luta. Uma das maiores esperanças do Brasil, Érika Miranda perdeu para a japonesa Misato Nakamura na disputa pelo bronze e ficou fora do pódio.
Basquete masculino: a seleção começou muito mal, esboçou uma reação, mas acabou derrotada na partida contra a Lituânia por 82 a 76. Na terça-feira, o Brasil encara a Espanha às 14h15min.
Vôlei de quadra masculino: a seleção masculina de vôlei, grande esperança de medalha para o país, teve de suar além da conta mas venceu o México por 3 a 1 (23/25, 25/19, 25/14 e 25/18). A sequência de adversários da seleção é: Canadá (terça-feira), EUA, Itália e França, atual campeã da Liga Mundial.
Handebol masculino: em uma partida acirrada na Arena do Futuro, a seleção brasileira estreou com vitória de 34 a 32 sobre a Polônia. O destaque do jogo ficou por conta de José Guilherme de Toledo que marcou oito gols na partida.
Rúgbi feminino: com uma vitória por 26 a 10 sobre o Japão, o time feminino do Brasil se destacou neste domingo. Em toda a história olímpica, foi a primeira vitória do país no esporte. Apesar do resultado, as meninas não conseguiram se classificar para as oitavas de final.
Futebol masculino: o Brasil voltou a jogar mal e não saiu de um empate em 0 a 0 com o Iraque, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. A classificação às quartas de final depende agora de uma vitória sobre líder do Grupo A, Dinamarca, nesta quarta-feira, em Salvador. Caso contrário, corre sério risco de deixar a Olimpíada.
DESTAQUES MUNDIAIS
Irmãs Willians: na primeira grande zebra do tênis olímpico no Rio, as norte-americanas foram derrotadas pelas tchecas Lucie Safarova e Barbora Strycova em 2 sets a 0 (6/3, 6/4) e estão fora do torneio de dupla. Atual número 1 do mundo, Serena venceu a russa Daria Gavrilova mais cedo neste domingo e segue na disputa individual. Já Venus está fora dos Jogos, já que fora eliminada no sábado na chave de simples.
Del Potro x Djokovic: a segunda grande zebra dos Jogos Olímpicos também foi no tênis. O argentino Juan Martín del Potro venceu o número 1 do mundo e grande favorito ao ouro, Novak Djokovic, por 2 a 0 (7/6, 7/6). Resultado: um dos mais queridos atletas da Olimpíada, especialmente no coração dos brasileiros, pela sua amizade com Guga, está fora da competição.
Michael Phelps: em sua estreia, o atleta mais vencedor da história dos Jogos participou do revezamento 4x100m livre dos Estados Unidos que conquistou o ouro na prova. Foi a 23ª medalha olímpica do nadador.
Annemiek van Vleuten: a ciclista holandesa liderava a prova quando perdeu o controle da bicicleta na descida da Vista Chinesa, faltando cerca de 10km para o fim do trajeto. Annemiek foi arremessada do equipamento e bateu a cabeça no meio fio. Em um comunicado divulgado no final da tarde, a federação holandesa de ciclismo disse que, após testes, a atleta foi considerada capaz de se comunicar normalmente e estava fora de perigo.