O anúncio sobre o adiamento no início da Divisão de Acesso, por tempo indeterminado, surpreendeu os clubes da Serra. Entretanto, eles garantem que podem receber os jogos e que seus estádio necessitam apenas de alguns ajustes para responder ao que está sendo exigido pelo Corpo de Bombeiros, principalmente sobre o Plano de Proteção Contra Incêncio (PPCI).
O presidente do Caxias, Maurício Grezzana, está preocupado com este adiamento, tendo em vista que o Caxias deve jogar a Divisão de Acesso no mesmo período da Série D:
- É terrível para o Caxias não iniciar no dia 6. Caso comece mais tarde, vai ter muitos jogos concomitantes com a Série D e fica difícil para o Caxias, com um plantel reduzido, disputar as duas competições. Já vamos atuar por um período, mas se tivermos mais jogos vai ser bastante complicado para o Caxias - afirma Grezzana.
O Caxias possui o PPCI até janeiro de 2017, mas a exigência no Centenário é a colocação de barras anti-quedas no setor das cadeiras. Segundo Grezzana, o Caxias vai apresentar uma proposta para os bombeiros para a retirada de algumas fileiras de cadeiras e a colocação destas barras. Ainda não há um custo, mas Grezzana estima um gasto de R$ 60 mil.
Na Montanha dos Vinhedos, há exigências de melhorias na parte externa, como a pavimentação do Complexo, além de alguns outros detalhes. Já na parte interna, segundo o presidente do Esportivo, Guilherme Salton, há a exigência da colocação de uma tela guarda-corpo no setor das sociais.
- Nós temos o Alvará provisório de uma vistoria realizada pela Brigada Militar no dia 6 de janeiro, mas os bombeiros pediram algumas adequações referentes ao PPCI, que nós já estamos concluindo - destaca Salton.
Uma reforma no entorno do estádio deve começar até o fim deste mês, a verba provém do orçamento da Copa do Mundo de 2014. Por ser verba federal, passou por licitação da Prefeitura de Bento Gonçalves. Uma nova vistoria deve ocorrer antes do dia 6 de março, mas ainda não há data confirmada.
O Brasil-Fa se pronunciou através de nota, esclarecendo que o laudo do seu PPCI tem validade até o dia 8 de março, mas já está trabalhando para renová-lo. De acordo com a nota, o clube está cumprindo com todas as exigências das autoridades competentes.
Estruturas
Presidentes dos clubes da Serra explicam a situação dos estádios para a Divisão de Acesso
Caxias, Esportivo e Brasil-Fa precisam de adequações nas suas estruturas
Cristiano Daros
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project