O grupo do Caxias do Sul Basquete/Banrisul retomou os treinamentos no Ginásio Vascão na tarde desta quarta-feira após a excursão de três semanas na Ásia. Por lá, o time venceu os 10 amistosos disputados, contra equipes de três países diferentes (Estados Unidos, Canadá e China).
Foram 20 dias intensos e de uma experiência única. A pré-temporada na China não foi apenas positiva pelos resultados, mas pela evolução coletiva da equipe para o NBB 8.
- Os resultados foram apenas uma consequência. Fomos para lá buscar o fortalecimento da equipe, para conhecer os novos jogadores e colocá-los dentro de uma filosofia de jogo. Teve o desgaste, muitas viagens, alimentação, as arbitragens complicadas, mas tudo ajudou para que voltássemos mais fortes - diz o técnico Rodrigo Barbosa.
Para os jogadores, apesar das naturais dificuldades de adaptação e, especialmente, na alimentação, o período foi positivo para que o time ganhasse corpo. Um dos contratados para a temporada, o armador Gustavinho diz que a chance de enfrentar outras escolas de basquete trouxe importantes aprendizados para a competição nacional:
- O intercâmbio entre estilos de basquete sempre é positivo. A gente trouxe muita coisa na bagagem, jogamos contra times americanos, canadenses, chineses e cada escola traz algo diferente. Soubemos fazer isso muito bem e esse tempo junto foi importante para unir a equipe e ter uma leitura melhor do trabalho do nosso técnico.
A estreia no NBB será na próxima quarta-feira, dia 4 de novembro, contra a equipe do Brasília, no Vascão. A segunda partida também será em casa, contra o Minas, no dia 6.
Rumo ao NBB
Grupo do Caxias do Sul Basquete volta aos treinos após excursão na Ásia
Time terá uma semana de preparação antes da estreia contra o Brasília
Maurício Reolon
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project