O Pioneiro deu o pontapé inicial para discutir amplamente alternativas que possam reestruturar Caxias e Juventude financeira e tecnicamente. Um dos pontos mais interessantes do debate desta quarta-feira na Feira do Livro, entre os presidentes Nelson Rech Filho e Raimundo Demore e a editoria de esportes, foi a ideia da construção de uma arena compartilhada na cidade.
Assista aos principais trechos do bate-papo:
- O projeto de ter uma arena só em Caxias do Sul é extremamente interessante, um estádio que comportasse 35 mil pessoas estaria de bom tamanho. Isso já foi conversado com o poder público, com o ex-secretário de esportes Washington e a prefeitura, e parou por aí. Mas é um assunto a ser amplamente discutido - defendeu o presidente do Juventude, Raimundo Demore.
- Uma arena compartilhada em Caxias do Sul e com a manutenção da prefeitura seria o ideal, como várias cidades fazem. Em todos os lugares que a gente vai, as prefeituras ajudam os clubes, mantêm estádios e isso não ocorre aqui por uma questão ou outra - destacou o presidente do Caxias, Nelson Rech Filho.
Os clubes estão dispostos a negociar com empreiteiras, mas junto com o poder público.
- A construção de uma arena em Caxias pode ser feita por alguma construtora, numa negociação que também envolvesse o poder público. A construtora faz, negociamos algumas contrapartidas e depois ela poderia explorar a arena por um longo tempo. Nós, os clubes, ficaríamos com a renda de nossos patrimônios. Nossos estádios estão em áreas nobres da cidade e ali podem ser construídos empreendimentos imobiliários. Isso nos daria uma renda permanente para aplicar no futebol - sugeriu Demore.
- O que é complicado de fazer é vender nossos estádios para construir uma arena e ficarmos sem nada. Tem que ter o apoio do poder público, não podemos arrumar mais um pepino. Já fazemos um esforço danado para manter os clubes sem a ajuda da prefeitura - ponderou Rech.
As manutenções dos estádios Centenário e Alfredo Jaconi são os maiores custos da dupla Ca- Ju. Dinheiro que poderia ser investido no futebol se, no futuro, existisse, por exemplo, a Arena Caxiense ou Arena da Uva.
Ideias para o futuro
Presidentes de Caxias e Juventude sonham com uma Arena compartilhada em Caxias do Sul
Questão seria uma das soluções para amenizar a crise financeira da dupla Ca-Ju
GZH faz parte do The Trust Project