A invencibilidade da caxiense Débora Ferreira no MMA nunca esteve tão desafiada. Neste sábado, a partir das 21h30min, em Araraquara (SP), a lutadora de 21 anos enfrenta a russa Julia Borisova, 29, na categoria peso mosca do XFC Brasil 6. Com três vitórias e nenhuma derrota na carreira, mesmo índice da russa, o combate marca a estreia de Débora em nível internacional. E ela sabe que as dificuldades serão maiores:
- Meu objetivo sempre foi chegar a um evento maior. E a minha vez chegou. Tenho que estar preparada física, técnica e psicologicamente, porque é outro nível. Minhas lutas anteriores ajudaram, mas a pressão agora é muito maior - avalia.
Invicta nas três lutas, o início de Débora foi meio a contragosto. Foi o pai, caminhoneiro aficionado por lutas, quem inscreveu ela e a irmã, Marina, para treinar Muay Thai. No início, ia por obrigação, duas vezes por semana. Logo passou para três, até começar a treinar diariamente. Mesmo assim, a vontade de competir só veio ao assistir a estreia da irmã, quatro anos mais nova. No mês seguinte, foi a vez dela. E 12 lutas depois, a profissionalização, em 2013.
- Acho que o sonho do meu pai era ter um guri. Agora, ele vai realizar um sonho com as gurias mesmo - brinca.
Estudante de Educação Física da UCS, Débora comenta que a aceitação pela sociedade da mulher que gosta de lutar hoje é maior do que em tempos anteriores. O que ainda existe, segundo ela, é desinformação quanto à seriedade com que o esporte pode ser encarado por quem o escolhe como profissão.
- Muita gente acha que trabalhar com luta é só dar aula na academia - diz.
O que a impede de alçar voos ainda maiores, contudo, é o mesmo problema que atinge grande parte dos esportistas brasileiros: a falta de patrocínio.
- Quando se fala em MMA, é difícil. Sendo mulher, então, piora. Tenho outros tipos de ajuda com suplementos e materiais, mas patrocinador que dê renda mensal, ainda não há - explica.
Mesmo sem todo o respaldo necessário, na noite deste sábado Débora irá orgulhar não só o pai, a irmã, o marido e os colegas de time. Todos que torcem pelo sucesso do esporte brasileiro estarão representados pelos punhos e pés da jovem lutadora caxiense.
O site www.xfcmma.com transmite as lutas do card preliminar.
Lutas
Revelação caxiense do MMA, Débora Ferreira estreia neste sábado em evento internacional
Lutadora de 21 anos começou treinando Muay Thai e agora disputa o XFC Brasil 6
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: