O que era para ser uma grande festa transformou-se em uma noite de tristeza para a torcida do Brasil-Fa na noite de ontem, no Estádio das Castanheiras. Em um jogo onde até a derrota por 1 a 0 servia para levar o time de Farroupilha de volta à elite gaúcha, o União Frederiquense surpreendeu e goleou o time de Suca por 3 a 0. Com grande atuação de Diego Miranda, meia que irá reforçar o Juventude na Série C, o time de Frederico Westphalen comemorou o primeiro acesso à primeira divisão da história do clube.
O primeiro tempo foi todo do time visitante. Com atuação impecável de Diego Miranda, jogador que não atuou na primeira partida, o União pressionou desde o início em busca do gol. Mesmo com três zagueiros, a marcação do Brasil-Fa não conseguia conter o ataque adversário.
Ao mesmo tempo em que Miranda criava as jogadas, a dupla de ataque também se mostrou inspirada. Aos 34, Ronaldinho Gramadense cobrou falta da esquerda e Leandro Rodrigues subiu mais alto que todo mundo para cabecear sem chances para o goleiro Feijão. 1 a 0.
Ainda com a vantagem, o Brasil-Fa sentiu o gol sofrido e se desnorteou em campo. As únicas jogadas mais lúcidas saiam com Brida, pela direita, mas nada que levasse perigo ao gol do União. E aos 38, após grande lançamento de Miranda para Ronaldinho, o lateral cruzou na área e o artilheiro Macaíba apareceu para completar para o gol. 2 a 0, placar que invertia a vantagem na briga pelo acesso.
Para tentar pelo menos um gol na segunda etapa, Suca desfez o esquema com três zagueiros e promoveu a entrada dos atacantes Rafael Xavier e Rodrigo Zeferino. Porém, a chuva cada vez mais forte começava a prejudicar o gramado e impedir jogadas mais trabalhadas. As chances de gol demoraram a aparecer.
Aos 7, finalmente o Brasil criou com qualidade. Após jogada de Brida, Bindé cruzou na área e a zaga deu rebote. Diegão, na entrada da pequena área, bateu alto, para fora. E no minuto seguinte, veio o castigo. Justamente o xará do atacante rubro-verde, Diego Miranda, aproveitou falha bisonha da zaga e só empurrou para a rede. 3 a 0, complicando de vez a vida do time de Suca.
Nas arquibancadas, os torcedores desiludidos com a atuação do Brasil-Fa começaram a se alterar e atirar objetos no gramado, forçando a interrupção da partida e o pedido de calma por parte dos jogadores.
Sem o menor clima para os donos da casa buscarem a reação, o jogo seguiu sem alterações até o final. A festa da torcida de Frederido Westphalen, que viajou oito horas e encarou muita chuva para ver seu time conquistar o acesso histórico, foi merecida.
Não deu
Em noite de muita chuva em Farroupilha, Brasil perde para o União Frederiquense e deixa escapar vaga na elite gaúcha
Derrota por 3 a 0 teve gols de Leandro Rodrigues, Macaíba e Diego Miranda
GZH faz parte do The Trust Project