O reinício dos trabalhos na Montanha dos Vinhedos teve atraso, longa conversa e muitas novidades. Não só para a imprensa, mas para os próprios jogadores. Em um primeiro momento, poucos deles se conheciam. E é com um grupo totalmente renovado e com um comandante que também irá debutar no futebol gaúcho que o Esportivo iniciou ontem a preparação para o Estadual de 2014.
Reconhecido pelo trabalho nas categorias de base da Seleção Brasileira e do Cruzeiro, onde permaneceu por oito anos, o técnico Émerson Ávila recebeu os atletas com o presidente Luis Oselame. A configuração do grupo de se dará em partes. Nem todos os atletas anunciados chegaram à Bento Gonçalves. Em contrapartida, seis jogadores que não haviam sido confirmados, estiveram na apresentação.
Entre eles, o principal destaque é o volante Vinícius, 22 anos, que vem do Coritiba e também atua na lateral direita.
- Recebi o convite e aceitei pelo pensamento grande do clube, de brigar pela vaga na Série D e por ser um campeonato forte. Na Série A deste ano, joguei quatro jogos como titular, improvisado na lateral - diz o jogador, que também passou por Paraná-PR, Joinville-SC, Londrina-PR e Tupi-MG.
A maioria dos jogadores contratados nunca disputou um Gauchão. Na lista, apenas três jogadores conhecidos do futebol da Serra gaúcha. O lateral-esquerdo Murilo Ceará, que disputou a Série B pelo Juventude em 2008, o meia Cacá, que esteve no Caxias na última Série C, e o goleiro Ismael, formado nas categorias de base do Juventude.
O clube alviazul firmou parceria com dois clubes da Série A e irá utilizar jovens jogadores de Fluminense e Goiás na disputa do Gauchão. A ideia é mesclar alguns garotos como atletas experientes como o zagueiro Wesley Ladeira, ex-Mogi Mirim e o goleiro Damião, que vem do Boavista-RJ. Acertar com um centroavante de referência é o principal objetivo para os próximos dias.
- A competição é curta e esse período antes da disputa vai definir muita coisa. São muitos jogos e para qualquer acerto de equipe o tempo é mínimo - avalia o treinador.
Em um primeiro momento, Ávila projeta trabalhar com um grupo de 26 atletas, que será complementado por garotos oriundos da base. Até o final do ano serão dois amistosos, ainda sem data ou adversário definido. Na segunda semana de janeiro, o time enfrentará o Inter, que irá fazer parte da sua pré-temporada em Bento Gonçalves.