A capital do Gauchão, pelo menos por dois dias, é Caxias do Sul. Nada de Olímpico, Arena ou Beira-Rio. Serão nos estádios Alfredo Jaconi e Centenário os jogos que definirão os finalistas da Taça Farroupilha neste final de semana. E a cidade pode continuar sendo palco das finais, caso Inter ou Juventude avancem. Neste sábado, o alviverde encara o Grêmio, enquanto no domingo o time colorado, que escolheu Caxias como sua casa devido às obras no Beira-Rio, joga contra o Veranópolis.
- É um orgulho muito grande para Caxias do Sul. O Rio Grande vai estar em Caxias, porque a dupla Gre-Nal é o Rio Grande do Sul - comemora o prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho.
A cidade, que já recebeu o Gre-Nal em fevereiro, também vai sediar os jogos do Inter no Brasileirão. Se passar pelo Veranópolis, o Inter vai ter duas chances de levantar a taça de campeão na cidade: ganhando também o segundo turno ou nas finais contra Ju, Grêmio ou o próprio Veranópolis.
- Como torcedor grená, gostaria de ver o Caxias nessas decisões. Mas, vou dizer uma coisa: vou torcer para o Juventude ganhar do Grêmio. Torço para o Juventude retomar a sua grandeza - completa o prefeito.
Ídolo da Papada, o ex-volante multicampeão Lauro, aposentado desde 2010, também comemora:
- Há tempos a nossa cidade não chamava tanta atenção. É uma coisa muito positiva, porque a dupla Gre-Nal jogando aqui no mesmo final de semana movimenta a cidade. Ao mesmo tempo, dá um ciúmes porque eu vejo muita gente circulando com camisas de Grêmio e Inter.
Campeão Gaúcho em 1998 em cima do Inter e da Copa do Brasil de 1999 diante do Botafogo, Laurinho Guerreiro, como é chamado pelos torcedores, acredita que a força da dupla Ca-Ju ainda é grande.
- Vários clubes crescem quando jogam contra a dupla Gre-Nal, mas quem faz frente mesmo é a dupla Ca-Ju. Pela força, pelos jogadores, pela tradição. E quando jogam aqui em Caxias do Sul fica mais difícil ainda para Grêmio e Inter. Perfeito seria Juventude e Grêmio no Jaconi e Caxias e Inter no Centenário, mas, como sou Juventude, já está bom, né? - diz Lauro.
Em um final de semana em que estrelas como Juan, D'Alessandro, Diego Forlán e Leandro Damião, do Inter, e Dida, Fernando, Zé Roberto, Barcos e Vargas, do Grêmio, vão estar na cidade da Festa da Uva, jogadores como o humilde Zulu, goleador do Juventude na temporada, sonham em puxar o tapete da realeza Gre-Nal. Para o artilheiro mascarado, a vinda dessa turma para cá é bom para todo mundo:
- Quem ganha com isso é Caxias do Sul e os torcedores daqui.