A segunda edição da Eletric Move Brasil, feira que movimenta os segmentos de veículos, mobilidade elétrica e energias renováveis, começa nesta quinta-feira (7) em Caxias do Sul. A programação segue até domingo (10), com entrada gratuita (mas sugere-se a doação de 1kg de alimento não-perecível), no Centro de Eventos da Festa da Uva. Neste ano, uma das novidades que será apresentada é o simulador do carro voador. O equipamento que imita a experiência de pilotar um veículo desta modalidade foi desenvolvido pelas empresas caxienses Realdrive e Flybis.
O primeiro voo de um carro voador no Brasil está previsto para ocorrer no ano que vem. O veículo, desenvolvido pela Eve Air Mobility, uma subsidiária da Embraer, terá capacidade para quatro passageiros e um alcance de 100km/h.
O simulador que será apresentado na Eletric Move Brasil, embora reproduza a movimentação da cabine com uma plataforma desenvolvida pela Realdrive, é fixo no solo.
— É similar a um videogame, porém tem equipamentos que simulam a aviônica (aplicação das técnicas da eletrônica à aviação), assento para pilotar e a plataforma que traz as sensações das ações das forças físicas da gravidade — explica Cristian Stein, sócio-proprietário da Realdrive.
Ele esclarece que o simulador que estará na feira em Caxias será utilizado para treinamento dos pilotos que farão as futuras operações do carro voador. Até que a aeronave oficial permaneça em fase de validação, o equipamento genérico será disponibilizado para que todos possam conhecê-lo.
— Essa nova modalidade de aviação, mais barata, 100% elétrica, com baixo nível de ruído e menos poluentes, tem tudo para virar realidade em poucos anos — acredita o desenvolvedor, acrescentando ainda que a Realdrive ainda vai expor na feira um caminhão elétrico e um simulador do tipo GT, para carros de corrida, também elétricos.
59 expositores em dois pavimentos
Os estandes da Eletric Move Brasil vão estar divididos em dois pavimentos: no mezanino ficará o auditório, onde ocorrerá a solenidade de abertura, às 13h30min da quinta, e as palestras do 2º Fórum de Soluções para a Eletromobilidade e a Sustentabilidade, além de 26 expositores. Já no térreo vão ocorrer as rodadas de negócio Sebrae e é onde estarão outros 33 expositores.
Os quase 60 expositores do evento são predominantemente de Caxias do Sul e região, segundo um dos organizadores da feira, Edson Néspolo, que ainda diz que a Eletric Move cresceu, em relação à primeira edição, mais de 20%. Para este ano a organização espera 30 mil visitantes.
— O nosso objetivo é buscar a conscientização pelas questões de sustentabilidade e energias limpas. Vamos apresentar ônibus elétrico, caminhão híbrido, vans, motos, bicicletas, patinetes e carrinhos de golfe elétricos, uma variedade muito grande de itens que apresentam um novo conceito de vida sustentável — diz o recém-eleito vice-prefeito de Caxias.
Néspolo ainda adianta que os 24 palestrantes são empresários e lideranças do tema sustentável, sendo que um deles é Márcio de Lima Leite, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), e o presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto.
A programação completa e os horários das atividades podem ser conferidos no site.