Uma estratégia que não vai muito na linha da inovação, mas funciona perfeitamente para um evento marcado pela rede de contatos. Na edição 2024 da Gramado Summit, que segue até esta sexta-feira (12), no Serra Park, no município das Hortênsias, a Cooperativa Sicredi, em parceria com a Icatu Coopera, apostou na tradicional interação com o público para angariar possíveis clientes e divulgar os respectivos serviços. O pano de fundo? Arte e uma boa conversa.
No papel de Senhor Sicredi, o artista caxiense Davi de Souza cumpre a tarefa de procurar oportunidades em meio aos corredores e palcos do Serra Park, com o objetivo de convidar as pessoas a visitarem o estande, e encontrar uma maneira de encaminhar investimentos ou financiamentos que viabilizam os tão sonhados empreendimentos. E tem funcionado muito bem. De acordo com Davi, o engajamento é natural, e o cafezinho vira aliado. Uma vez no espaço, o possível cliente é atendido por um funcionário, que dá sequência ao processo.
— Minha parte é interpelar as pessoas, conversar com elas através da arte, do sorriso, da brincadeira. Algo bem tradicional, mas que todo mundo gosta. E dá supercerto. Hoje mesmo falei com um rapaz que me disse que tinha tal valor para comprar uma casa, até pensei que fosse brincadeira, mas ele seguiu o papo e viemos para o estande. Quando falou com a atendente, vi que estavam finalizando o negócio — relata o artista.
Sem precisar números, a gerente de contas da cooperativa de crédito Júlia da Motta Acauan afirma que o movimento tem sido muito mais intenso devido à ação com o Senhor Sicredi, embora o gasto com café tenha aumentado consideravelmente, brincou a profissional.
Do Rio Grande do Norte para a cooperativa
Dono de uma startup que trabalha há três anos no ramo de consultoria para e-commerce, Geraldo Durães veio de Natal, no Rio Grande do Norte, para fazer a estreia na Gramado Summit, e foi um dos impactados pela parceria entre o artista Davi de Souza e a cooperativa. Conta que foi abordado no espaço que a empresa locou no evento, e tratou com a Sicredi sobre alternativas de créditos para o segmento.
— O atendimento de todos foi impecável. Uma ação muito bacana. Vim e conheci várias linhas e formas de buscar meios de alavancar nosso negócio. Com certeza, acertaram em cheio – avalia Durães.
O potiguar ressalta mais uma percepção importante em relação às conexões feitas no Sul durante a Gramado Summit. Durães afirma que a rede entre empresas, não somente com clientes, surpreendeu positivamente, com um querendo ajudar o outro naquilo que seja possível para o setor.
— Um ambiente sem concorrência, com pessoas que realmente querem auxiliar quem está aqui pela primeira vez, buscando contribuir. Já valeu todo o nosso investimento – revela.
Quebra de paradigmas num local de inovação
O diretor-executivo da Sicredi Pioneira, Solon Stahl, acredita que a iniciativa representa, ainda, uma tendência de que, para muita gente, há um excesso do digital, mesmo em um espaço onde se fala tanto de inovação. E foi uma das razões para o acerto da estratégia na relação pessoal.
— Temos aí um paradigma que tem muito valor. Nós estamos numa feira, num evento de inovação, onde o digital é o rei, né? E essa estratégia de conexão é uma estratégia humana. É um humano falando com um humano. Nós não estamos capturando leads (potenciais compradores do produto ou serviço oferecido por uma empresa) com QR code ou com alguma outra forma, nós estamos interagindo com pessoas. E isso conversa 100% com a nossa essência. Afinal de contas, cooperativas são sociedades de pessoas. O nosso negócio também tem o digital. Temos todos os canais que um associado precisa, mas sabemos que a nossa diferença reside no físico — revela Stahl.
O executivo também avalia positivamente mais edição da feira de inovação, num ano de fortalecimento da busca pelas tendências de mercado e negócios criativos.
— A Gramado Summit é nossa, é local. Quando eu falo nosso, é pelo sentimento de que é daqui (Serra gaúcha). Feito por gente daqui, e por isso que tem o nosso apoio. Outro aspecto importante é que se traz para o mesmo local quem busca por soluções, quem quer construir novos negócios, criar alternativas baseadas ou pelo menos conectadas com a inovação — finaliza.
Conexão também com o propósito
Parceira da Sicredi tanto no estande, quanto na ação de relação pessoal na feira, a Icatu buscou simplificar as relações e apostar no propósito de cada empresa. O vice-presidente da Icatu Seguros, César Saut, garante que a ideia era resgatar o que cada um tem de melhor e deixar isso claro para os clientes em potencial.
— A simplicidade da comunicação gera facilidade de sensibilização. Nós viemos com princípios muito básicos para entrar em campo. O que que eu sou? Eu sou uma seguradora que, na prática, é o mutualismo organizado, então, eu represento uma sociedade. O que que é o Sicredi? É um sistema cooperativo que representa uma sociedade. Qual o diferencial competitivo? O precisamos fazer aqui no Gramado Summit? Tentar se inspirar e inspirar. Com o quê? Com o básico. E apostamos em uma proposição absolutamente elementar. E a repercussão tem sido positiva — diz Saut.
Agências de propaganda reforçam o papel das relações pessoais
Um setor muito envolvido com a Gramado Summit é o que engloba empresas de marketing e publicidade. A força do evento e a possibilidade de fortalecimento de relações garantiu a presença do presidente do Sistema Nacional das Agências de Propaganda (Sinapro-RS), Juliano Hennemann, na sétima edição. Visitando colegas e associados pela feira no segundo dia do evento, confirmou uma característica presente nas rodas de conversas: a rede de contatos fortalece todas as conexões.
As agências entendem que é um evento único.
JULIANO HENNEMANN
Presidente da Sinapro-RS
— É um evento corajoso, e está aqui no Rio Grande do Sul, perto das agências gaúchas. O ecossistema da indústria criativa pode ter essa experiência maravilhosa de palestras de alto nível, de conexão de vários empreendedores de startup e empreendedores mais consolidados também. Então, é participar desse movimento tão importante para o nosso Estado. Hoje, eu encontrei vários diretores e gestores de agências. As agências entendem que é um evento único — sustenta Hennemann.
O presidente da Sinapro-RS, que atua no mercado há 26 com a empresa que conduz em Novo Hamburgo, reforça a troca de ideias e perspectivas do segmento na Gramado Summit.
— O convívio permite essa conexão. E num ritmo mais tranquilo. Quando você conecta com alguém, tem tempo para conversar, se dedicar com mais calma. É um ambiente completamente diferente – ressalta.
A Gramado Summit começou nesta quarta-feira (10). Somente no primeiro dia, 15 mil pessoas passaram pelo local, número considerado recorde pela organização – nos três dias da edição passada, o público total foi de cerca de 10 mil pessoas. As atividades vão até esta sexta-feira, no Serra Park, no bairro Vila Jardim, em Gramado. Confira a programação completa em www.gramadosummit.com.