Este conteúdo integra a coluna Caixa-Forte do jornal Pioneiro, que é produzida interinamente pela jornalista Juliana Bevilaqua
Fagundes Varela é destaque no Anuário da Cerveja 2022 divulgado nesta semana. O município da Serra figura como o quarto com maior densidade cervejeira no país. São duas cervejarias e 1.375 habitantes por empreendimento — o levantamento considera a estimativa de 2021 do IBGE, que apontava 2.750 habitantes. A população atualizada pelo Censo 2022 é de 2.598 moradores.
Conforme a assessoria da prefeitura, as cervejarias são a Hops e a FagunBeer. A segunda abriu no final do ano passado. No anuário de 2021, Fagundes não aparecia entre as cidades de maior densidade.
A lista do Ministério da Agricultura e Pecuária tem em primeiro e segundo lugares cidades gaúchas também: Linha Nova e Santo Antônio do Palma, respectivamente. Em terceiro lugar está Cássia dos Coqueiros, em São Paulo.
A Serra tem ainda outros dois municípios bem colocados. Vila Flores, em oitavo lugar e Picada Café, em 11º. O RS tem, no total, 14 municípios entre os 19 de maior densidade cervejeira.
21 cervejarias em Caxias
Caxias, que vem se consolidando como uma cidade cervejeira, também está bem colocada no anuário: é a quinta no ranking que aponta os municípios com 10 ou mais cervejarias registradas. São 21 empreendimentos. Caxias fica atrás de São Paulo (59), Porto Alegre (42), Curitiba (26) e Nova Lima (22).